Conexão Digital

Qual o papel das mídias sociais dentro da Radiologia?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

É inegável a transformação das relações humanas com o advento da pandemia da Covid-19 no início do ano de 2020 e nós, radiologistas, residentes de Radiologia ou pessoas que vivemos intensamente a Radiologia, acompanhamos essa tendência. Passamos a entender melhor e a valorizarmos ainda mais os momentos presenciais, cumprimentos sinceros, abraços e nossos momentos de conversa presenciais depois de passarmos algum tempo longe de nos encontrarmos.

Por outro lado, a pandemia trouxe a nós uma nova forma de ensino, com um aumento do protagonismo das mídias sociais e da Inteligência Artificial (IA) dentro do processo de aprendizado mundial, incluindo as diversas especialidades médicas e invariavelmente a Radiologia. Escuto várias pessoas nos questionando com a seguinte pergunta “Radiologia ainda é uma especialidade que vale a pena?” ou com a clássica dúvida “A Inteligência Artificial vai tirar o espaço do Radiologista?”. Vamos aos números! Recebo constantemente as atualizações de alguns jornais científicos e em setembro de 2023 me deparei com um artigo da Radiology (uma das maiores revistas mundiais de Radiologia) se referindo às atualizações e tendências da residência de Radiologia e Diagnóstico Por Imagem nos Estados Unidos.

O artigo constatou que o ano de 2023 foi aquele em que mais candidatos aplicaram para a prova de Radiologia Diagnóstica desde 2010. O índice de vaga/candidato no ano passado foi de 0,67, o menor desde 2004: ou seja, a cada 3 pessoas que tentaram ingressar, uma delas não conseguiu (valores aproximados). A conclusão é que a especialidade se tornou mais concorrida. Dentro desse contexto, é imensurável o papel das mídias sociais e da Inteligência Artificial dentro do ensino da Radiologia. Antigamente a maneira “tradicional” de ensino era o aluno chegar ao hospital e se deparar com o seu professor médico vestido com o clássico jaleco branco cobrindo todo o corpo, sendo o conhecimento buscado principalmente dentro de livros, o que por vezes desestimulava o ensino do aluno.

Com o advento da tecnologia e das mídias sociais, as quais muito se acreditava antes que seriam utilizadas apenas para interação social, foi constatado que essa forma de comunicação é capaz de produzir conteúdo de excelência também para o ensino médico e para fins educativos. Dentro dessa ideia, tenho a honra de ser co-fundandor da página “DeuLaudo”, junto com meu colega e amigo Dr. Daniel Cardoso. Fundamos nosso perfil no final do ano de 2022 com o intuito de simplificar a especialidade da Radiologia, com o foco inicialmente direcionado para o público de estudantes de Medicina e residentes de Radiologia. Desde então publicamos diversos conteúdos a respeito dos mais diversos temas que envolvem a especialidade, desde assuntos técnicos, passando por remuneração e também falando sobre os desafios diários da especialidade, sempre buscando transmitir a informação de maneira clara e verdadeira.

As mídias sociais possuem a imensa responsabilidade de passar as informações e os conteúdos de maneira correta e interativa, de modo que o aluno sinta-se estimulado e interessado a participar de maneira ativa no processo de aprendizado. Acreditamos veemente esse meio de comunicação possui um papel de auxílio ao médico radiologista dentro de seu cotidiano, e não somos compadencentes do conceito de substituição dessas ferramentas em relação ser humano.

Nesse ano, a Jornada Paulista de Radiologia (JPR) promoverá debates e momentos direcionados para discutir sobre o papel das mídias sociais dentro da especialidade, os quais serão de inegável aproveitamento para profissionais que desejam se aprofundar nesse tema. Por fim, encerro com a seguinte frase retirada do artigo acima mencionado “At the moment, the future is gleaming with promise”, traduzindo para o português: “o futuro promete”. E nosso papel é estarmos à altura do que ele nos reserva, buscando aprimorar sempre nossos conhecimentos.

Nos vemos na JPR!

mídias sociais

Eduardo Bilaqui Zukovski

Médico formado pelas Faculdades Pequeno Príncipe, em dezembro de 2020 (2015-2020), na cidade de Curitiba (Paraná). Residente do terceiro ano de Radiologia e Diagnóstico Por Imagem no Hospital Sírio-Libanês (São Paulo). Futuro fellowship de Radiologia Musculoesquelética no HCFMUSP. Co-fundador da página @deulaudo.