Há diferentes razões que levam um médico a escolher a especialização em radiologia.
Hoje trazemos a história da Dra. Izabel de Oliveira Karam, médica radiologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Confira:
“O que mais me inspira na radiologia é a gama de casos, com exames eletivos e de urgência, das faixas etárias mais variadas e de diferentes especialidades.
Vejo esse grande intercâmbio entre equipes como uma forma de manter a rotina vibrante, com trocas de conhecimento e manutenção de conceitos atualizados das demais especialidades.
Infelizmente, tive pouco contato com a radiologia durante a graduação, com apenas uma sessão semanal de discussão de radiografias. No entanto, na metade do 3º ano, apliquei para um estágio internacional durante as férias. Fui aprovada e precisava escolher uma especialidade. Eu gostava de várias matérias, mas tive a ideia de optar pela radiologia e pelo diagnóstico por imagem porque, independentemente da área que escolheria depois, aquele mês extracurricular a complementaria.
Mas depois desse mês de vivência na radiologia, não tive mais dúvidas, havia encontrado minha especialidade.
Entre os motivos da escolha estão:
- A capacidade de impactar diretamente no diagnóstico dos pacientes, orientando tratamentos;
- A interdisciplinaridade, com interações entre equipes;
- E as discussões de caso.
Em relação ao futuro da especialidade, acredito que as oportunidades estão em crescimento, com demanda de maior quantidade de exames e qualidade assistencial, aliado à perspectiva da inteligência artificial como auxiliadora e facilitadora de nossa prática diária.
Também acho que cabe a nós radiologistas mostrar-nos cada vez mais disponíveis às demais especialidades da saúde como interessados neste intercâmbio entre clínica, cirurgia, diagnóstico e respectivas terapias.”