Kamila Seidel Albuquerque

Kamila Seidel Albuquerque

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Escolher que especialidade seguir na medicina pode ser uma tarefa desafiadora. São muitas as opções e o leque vai se ampliando com a evolução do conhecimento e das tecnologias na área da saúde.

Aqui nós compartilhamos histórias de profissionais que escolheram a radiologia. Queremos saber o que os inspiraram a essa escolha.

Hoje trazemos o relato da Dra. Kamila Seidel Albuquerque, médica radiologista na BP de São Paulo e no UHG São Paulo. Ela também é cocriadora do perfil educacional Radiologia Abdominal. Confira o depoimento:

“Poder fazer a diferença na vida de alguém, de uma forma única, é inspirador. É encantadora a ideia de fazer diagnósticos, interpretando imagens, de fazer o bem mesmo não estando perto do paciente. Ao longo da graduação, sempre me identificava com cada estágio da faculdade e nunca consegui escolher uma só. Mas no 4º ano fui muito feliz ao escolher a optativa de radiologia.

Foi realmente uma grande conexão ir além da clínica e agregar os seus valores aos aspectos da imagem. Assim, escolhi a radiologia por ser uma profissão que inspira cuidado, atualização e interesse em sair da mesmice. A relação da área com a tecnologia nos instiga a isso. Além disso, pensar ‘fora da caixinha’ é o diferencial da radiologia e o que me aproxima de uma medicina ideal. Poder unir os achados clínicos, patológicos e cirúrgicos numa única área e abrir uma infinidade de possibilidades e evolução constante.

Quanto às minhas expectativas em relação ao futuro da especialidade, penso que a aproximação da radiologia com a inteligência artificial (IA) estimulará o profissional a sair dos bastidores e ser mais atuante na condução do paciente. Acredito que delegar as funções mais mecânicas da área à IA, que tornavam o radiologista uma pessoa distante, o estimula a assumir uma posição mais ‘humana’ e se aproximar das outras áreas da medicina e do paciente”.