JPR 2024

Conheça professores estrangeiros da JPR 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Conheça, a seguir, alguns dos profissionais que atuam no exterior, já confirmados para o evento!

 

Dr. Gustavo Muñiz vai moderar aula em Abdominal, Digestório e Geniturinário

“Já estive no Brasil antes, mas esta será a primeira vez na JPR.

A minha expectativa é continuar com o aprendizado na formação de todos aqueles que nos acompanham neste evento de tamanha importância e qualidade.

A cooperação entre a Sociedade de Radiologia e Imagiologia do Uruguai (SRIU) e a SPR enriquece o conhecimento científico de todos os membros de cada uma delas. Esta troca de conhecimento permite-nos saber, entre outros, como os protocolos internacionais são aplicados em locais de trabalho normais e como a sua aplicação influencia melhores cuidados aos nossos pacientes e utentes.

Na nossa área de Intervencionismo (na qual passamos a maior parte da nossa carreira), há um desenvolvimento contínuo. Não só no tipo de materiais e equipamentos, mas num enorme aumento na indicação e utilização da abordagem percutânea em muitas patologias em diferentes sectores da economia humana.

Nos próximos anos, a expansão deste tipo de procedimentos minimamente invasivos continuará, obrigando-nos a continuar a trabalhar em estreita colaboração com outras especialidades em prol de uma melhor qualidade nos nossos cuidados.”

Dr. Gustavo Muñiz 

Presidente da Sociedade de Radiologia e Imagiologia do Uruguai (SRIU). 

Dedicou parte dr sua carreira à Anatomia Humana e ao Intervencionismo não vascular. Participou ativamente em numerosos Congressos de diversas Sociedades Nacionais e Internacionais como congressista e palestrante.

 

 

Dr. Jorge Ahualli conduzirá 2 aulas em Abdominal, Digestório e Geniturinário

“Tive a sorte de visitar o Brasil diversas vezes e participei como palestrante da JPR em outras duas edições anteriores.

Minhas expectativas com o evento são as mesmas de sempre. Participar e fazer parte direta de um dos mais importantes congressos de Radiologia do mundo. Na JPR, o radiologista tem a oportunidade de acessar conferências acadêmicas de alto nível com apresentações que incluem os mais recentes avanços em diagnóstico por imagem. E claro, reencontrar-se e compartilhar lindos momentos com amigos queridos da radiologia.

Este ano foram-me atribuídas duas conferências que sempre suscitam grande interesse: “Pancreatite Aguda: conceitos gerais” e “Angiomiolipoma Renal: diagnóstico e estratégias terapêuticas”. Considero ambos os temas particularmente interessantes e acredito que nós, radiologistas, temos um papel decisivo como parte da equipa médica que avalia estes pacientes. Além disso, existe um desafio acadêmico, pois é necessário difundir em nossos locais de trabalho os conceitos médicos adequados dessas duas entidades para alcançar resultados satisfatórios no tratamento de nossos pacientes.

Na conferência sobre pancreatite aguda, ditarei os conceitos gerais da doença e tentarei esclarecer os termos definidos no último consenso enquanto definimos o aspecto imagiológico e as principais complicações ligadas à pancreatite aguda.

Na conferência sobre angiomiolipoma renal, determinaremos as características clínicas e imagiológicas deste tumor comum e apresentarei casos surpreendentes que certamente irão agradar ao público. Também revisaremos as principais opções terapêuticas.

Há vários anos que a Federação Argentina de Radiologia (FAARDIT) e a SPR trabalham juntas numa série de atividades acadêmicas. Isso nos permitiu criar vínculos profissionais e pessoais entre colegas, além de compartilhar nossas realidades e experiências, o que é útil em nossa prática diária. Também permitiu que radiologistas de ambos os países participassem com muita frequência de atividades científicas e acadêmicas lideradas por ambas as entidades, o que acredito ter ajudado significativamente os radiologistas brasileiros e argentinos que melhoraram sua formação a partir desse esforço conjunto.

Como todos sabemos e até observamos atualmente, a inteligência artificial é a ferramenta que prevalecerá na nossa especialidade. No entanto, acredito que será de grande ajuda para nós que fazemos radiologia e nos permitirá aumentar o nosso nível de complexidade na avaliação e avaliação de diferentes tipos de doenças e distúrbios.”

Dr. Jorge Ahualli

Médico Especialista em Diagnóstico por Imagens; Diretor Acadêmico do Centro Radiológico Méndez Collado; e Professor CIR-FAARDIT.

 

 

Dra. Laura Dragonetti conduzirá aulas no módulo de Imagem Cardiovascular

“Já visitei São Paulo diversas vezes porque parte da minha família mora aí, e sempre que tenho a oportunidade de explorar a cidade, fico agradavelmente surpreendida. As suas gentes, as suas cores, a sua gastronomia e, sobretudo, a sua riqueza cultural fazem de São Paulo uma metrópole fascinante para mim.

Frequentei a JPR uma vez, em 2015, e foi uma experiência muito enriquecedora. Estou animada para participar novamente este ano, mas desta vez como palestrante, o que representa um duplo prazer.

Quanto às minhas aulas, os participantes podem esperar perspectivas baseadas em minhas experiência variada. Iniciei minha carreira em um hospital público e me especializei em clínica médica, então decidi dar o salto para a radiologia e fiz meu treinamento em uma instituição privada. Na época, me perguntei se essa mudança seria uma boa decisão.

Agora, olhando para trás, acredito firmemente que foi o caminho certo. Essa trajetória me forneceu as ferramentas para visualizar o progresso da Radiologia desde seus primórdios, treinando com grandes professores de radiologia argentina e observando o papel crescente dos radiologistas nas equipes saúde multidisciplinar.

Particularmente, como subespecialista em imagens cardiovasculares, testemunhei como a tecnologia transformou nossa especialidade, tornando-se essencial para o diagnóstico atual.

Na área da Cardioimagem, esta evolução é ainda mais evidente, onde o combinação de equipamentos de alta tecnologia, inteligência artificial e treinamento de pessoal especializado nos permite fazer diagnósticos antes inimagináveis.

É por isso que considero que a participação em eventos como este, que permitem a comunicação estreita entre as duas sociedades – Sociedade Argentina de Radiologia (SAR) e SPR – é essencial para atualizar nossa comunidade de radiologia. Estas oportunidades nos permitem aprender, compartilhar experiências e crescer juntos.

Além disso, como especialista em imagens cardiovasculares, participar de tal conferência me permite uma visão mais completa da radiologia atual.

Tenho orgulho de ser radiologista e acredito firmemente que, embora o conhecimento clínico seja essencial, os exames de imagem desempenham papel fundamental no diagnóstico precoce e acompanhamento do paciente. Além disso, estou entusiasmada em ver como o papel do radiologista é cada vez mais reconhecido na comunidade médica e como o uso inteligente da transformação digital chegou para beneficiar nossa especialidade. É um momento fascinante para se estar na radiologia. Nos vemos em breve!”

Dra. Laura Dragonetti 

Médica de medicina interna e radiologista especializada em imagens cardíacas – com formação em radiologia geral e cardíaca, incluindo formação em Ressonância Magnética Cardíaca no Royal Brompton Hospital em Londres, Reino Unido e nos centros ERESA em Valência, Espanha.

Atualmente dirige o Departamento de Radiologia Cardíaca do Hospital Aleman de Buenos Aires, Hospital Central Militar, IMAT e Instituto Alexander Fleming. Faz parte do Comitê de Ensino da Sociedade Argentina de Radiologia (SAR). Há mais de 15 anos se dedica ao estudo de doenças cardiovasculares por meio de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

 

 

Dra. Martina Aineseder conduzirá aulas no 3º Encontro Latino-Americano de IA em Saúde

Estive no Brasil em diversas oportunidades, em São Pablo, mas este ano será minha primeira participação na JPR.

Nossa indústria está sendo influenciada por múltiplas mudanças que impactarão diretamente em nosso futuro; é por isso que espero ajudar com ansiedades este ano, para assistir a sessões que não tenho dúvidas que serão muito enriquecedoras, para compartilhar conhecimentos, trocar opiniões com especialistas e estabelecer contatos com colegas de outras partes do mundo, podendo estar mais perto do estado da arte e dos novos desenvolvimentos ao redor do mundo.

Na JPR deste ano, darei três palestras, todas elas focadas na tecnologia que está mudando como trabalhamos em nosso campo: a Inteligência Artificial. Além de sessões educativas, darei uma visão de como criamos um programa de Inteligência Artificial no Hospital Italiano de Buenos Aires, Argentina, e qual foi nossa experiência, com os sucessos no desenvolvimento de projetos próprios e os obstáculos e oportunidades de melhorias que temos.

A parceria entre a Sociedade Argentina de Radiologia (SAR) e a SPR é um exemplo de colaboração entre instituições profissionais de diferentes países no campo da Radiologia. Esta associação permite o intercâmbio de conhecimentos e experiências, a ampliação de redes profissionais, maior diversidade e perspectiva e a promoção do intercâmbio de conhecimentos. Essas trocas são cruciais para que possamos nos manter atualizados no estado da arte, especialmente em uma disciplina que está evoluindo tão rápido como a nossa.

Estamos começando a ver as múltiplas aplicações de IA para radiologia e medicina em geral. Sem dúvida, a IA desempenhará um papel cada vez mais importante na detecção precoce de enfermidades, na otimização dos fluxos de trabalho e na melhor precisão diagnóstica, mas esta é apenas a ponta do iceberg. Na medida em que implementamos mais IA, coletamos e ordenamos melhores conjuntos de dados, podemos encontrar-nos com mais confiança na IA e na sua capacidade de detecção. Por sua vez, a telemedicina e o telediagnóstico estão mudando a forma em que prestam os serviços de radiologia, permitindo a interpretação remota de imagens médicas e facilitando a colaboração entre radiologistas e outros profissionais da saúde em diferentes locais geográficos.”

Dra. Martina Aineseder 

Radiologista Corporal. Radiologista Chefe do Programa de IA em Saúde do Hospital Italiano de Buenos Aires. Radiologista Consultora na Segmed inc.

 

 

Dr. Nicolás Zilleruelo conduzirá aula no módulo Musculoesquelético

“Já estive várias vezes no Brasil, principalmente a turismo, tanto no norte quanto no sul do país. Também visito constantemente a família da minha esposa, que é curitibana.

Há aproximadamente 10 anos tive a sorte de participar da JPR em São Paulo e foi uma experiência muito surpreendente, tanto na infraestrutura do evento quanto na qualidade das apresentações.

Minhas expectativas são muito altas. Imagino que será um grande evento onde serão partilhados conhecimentos de alto nível na área da radiologia musculoesquelética, aproveitando para gerar contatos com outros profissionais, acadêmicos, investigadores e indústrias. Obviamente também se deseja continuar aprendendo na área com os avanços que serão apresentados e ao mesmo tempo, da minha parte, tentar contribuir com o ensino da Radiologia. Não podemos esquecer que este curso é uma importante vitrine para empresas que espero que nos surpreendam com novas tecnologias e equipamentos.

Minha aula tratará das clássicas alterações pós-cirúrgicas de cirurgias no contexto de instabilidade glenoumeral. Os objetivos são reconhecer estas técnicas em imagens, compreender a sua função, conhecer as suas modificações e reconhecer precocemente as complicações mais clássicas destas técnicas cirúrgicas. Tentarei simplificar a sua avaliação para que os radiologistas gerais e musculoesqueléticos tenham ferramentas suficientes para fazer laudos sem problemas.

A associação entre a Sociedade Chilena de Radiologia (SOCHRADI) e a SPR é de grande valor. Incentiva a troca de conhecimentos e experiências entre radiologistas e sociedades, amplia as redes de contato e gera maior diversidade em termos de temas e apresentadores. Também promove a sinergia entre as organizações, ao mesmo tempo facilita o acesso a recursos e oportunidades para radiologistas de ambas as sociedades. Oferece uma série de benefícios que vão desde a melhoria da qualidade educacional e o compartilhamento de conhecimento até o fortalecimento da comunidade radiológica e o impulso à inovação na área. É uma colaboração que enriquece tanto os profissionais individuais como as sociedades envolvidas, bem como a disciplina de radiologia como um todo.

Obviamente o uso da inteligência artificial é uma tendência em todos os cursos com avanços tecnológicos. A sua utilização está aumentando, já demonstrando utilidade como apoio diagnóstico em múltiplas áreas em que a radiologia musculoesquelética não fica muito atrás. Mas não é a única área a levarmos em consideração. Sempre me sinto atraído pelos avanços da radiologia intervencionista na área musculoesquelética, descobrindo procedimentos menos invasivos e mais precisos para o tratamento de uma ampla gama de condições médicas.

Quanto ao que os profissionais da área devem olhar, basicamente eles devem estar atentos a essas tendências emergentes e estar dispostos a adotar novas tecnologias e abordagens para se manterem atualizados em um campo em constante evolução. O aprendizado contínuo e a adaptabilidade serão fundamentais para o sucesso na prática da radiologia nos próximos anos.”

Dr. Nicolás Zilleruelo

Radiologista musculoesquelético com mais de 15 anos de experiência. Fez fellowships em Imagiologia Musculoesquelética na Clínica Alemana de Santiago do Chile e na University of California San Diego (UCSD), EUA. É chefe da divisão musculoesquelética da Clínica Alemana de Santiago do Chile; Professor e Diretor do Programa de Bolsa de Imagem Musculoesquelética na mesma clínica; e membro e ex-presidente de comitês da RSNA.