david freire maia vieira

Dr. David Freire Maia Vieira

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Concluída a graduação, o médico escolhe que especialidade seguirá e o leque de opções é grande. Contamos aqui histórias daqueles que foram inspirados e abraçaram a radiologia. Desta vez, quem compartilha sua história conosco é o Dr. David Freire Maia Vieira, do HCFMRP-USP e Clínica Valeimagem. Confira:

“Acredito que toda inspiração inicial vem de alguma referência que tivemos. No meu caso, foi a influência de um tio radiologista, Dr. Holanda, que desde que entrei na faculdade de medicina me chamava para ver casos interessantes, que ele tinha discutido nas reuniões multidisciplinares em Fortaleza/CE. Hoje, após quase cinco anos morando em Ribeirão Preto/SP, tenho a oportunidade de acompanhar outros grandes profissionais no HCFMRP-USP, em especial os docentes da minha subespecialidade, Radiologia do Abdome e Pelve, pelos quais tenho grande admiração. São os exemplos que nos rodeiam ao longo da caminhada que nos inspiram a desafiar nossos limites.

Sobre a escolha da radiologia, tive algumas dúvidas no início porque também gostava de clínica médica e cirurgia, mas percebi que o que me deixava realmente feliz eram os diagnósticos desafiadores, discutidos na reunião multidisciplinar, onde o radiologista estava sempre presente. A radiologia é uma especialidade dinâmica, que utiliza diferentes métodos e a tecnologias. Além disso, temos contato com várias especialidades. Sou muito otimista quanto ao futuro de nossa profissão. Vejo o radiologista cada vez mais como peça fundamental nos centros que prezam pela medicina de excelência e condutas individualizadas. Sou feliz profissionalmente e me vejo praticando a radiologia por muitos longos anos. Parafraseando um mestre que tive na faculdade, eu diria: ‘Tenho a melhor profissão do mundo. Faço o que amo, ajudo as pessoas e ainda recebo por isso’.”