Lucas de Pádua Gomes de Farias

Lucas de Pádua Gomes de Farias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Ao escolher a medicina e iniciar a graduação, logo o estudante se depara com um mundo de opções em relação à escolha da especialidade. Dentre elas, a radiologia. Esse espaço é dedicado a contar um pouco dos motivos que levam a essa definição. Hoje trazemos o depoimento do Dr. Lucas de Pádua Gomes de Farias, radiologista cardiotorácico, Doutor em Radiologia pela Faculdade em Medicina da Universidade de São Paulo (USP), médico assistente do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Samaritano, Coordenador de Educação da Alliança Saúde e coordenador do modulo de tórax do curso on-line de residentes da SPR. Ele também é o criador do perfil @radiologiadotorax no Instagram, voltado à educação. Confira:

“No início da graduação em medicina, eu não tinha ideia da especialidade que a radiologia é! O passar das disciplinas e a vivência na atenção à saúde naturalmente me aproximaram dos métodos de diagnósticos por imagem, cada vez mais investigativos e assertivos, aprofundando meu interesse na área. Durante essa trajetória, a relação da radiologia com as demais especialidades, médicos solicitantes e pacientes asseguraram que eu estava na especialidade que eu queria.

Dentre os principais aspectos que me levaram a escolher a radiologia, destaco: a perspectiva multidisciplinar, a relação com novas tecnologias e o papel do radiologista no diagnóstico e seguimento de patologias.

Para o futuro da radiologia, espero uma posição mais ativa do médico radiologista em consonância com as demais especialidades e com os pacientes, participando na decisão terapêutica. O radiologista tem que assumir o protagonismo que o cabe na investigação diagnóstica.

Outra expectativa é a educação continuada em radiologia devido à constante inovação em saúde, com, cada vez mais, a incorporação da inteligência artificial e a pesquisa científica na nossa rotina.”