Científico

Pediatria

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

História clínica

Em fevereiro de 2022, durante um ultrassom obstétrico de rotina, foi observada imagem cística, anecoica, entre a bolha gástrica e o baço fetal, sem fluxo ao estudo Doppler e de etiologia a esclarecer. Após o nascimento da criança, solicitou-se novo estudo ultrassonográfico e tomográfico para avaliação de imagem descrita, demonstrando lesão sólido-cística e crescimento da mesma. Dessa forma, pelo aumento progressivo da imagem em questão, realizaram abordagem cirúrgica com posterior avaliação anatomopatológica. Paciente durante a investigação diagnóstica com anamnese, exame físico e exames laboratoriais sem alterações.

Figuras

 

Cisto broncogênico de parede gástrica

Autores: Drs. Isabela Árabe Ferreira, Mariana Rodero, Fernanda Del Campo Braojos e Antônio Soares Souza Instituição: Hospital de Base de São José do Rio Preto (FAMERP)

O cisto broncogênico de parede gástrica é uma anomalia congênita derivada da displasia do intestino anterior primitivo, sendo resultado de um brotamento da árvore traqueobrônquica com consequente migração para a cavidade abdominal. Na embriologia, a pleura, o pericárdio e o peritôneo são conectados por um único canal e com 5 a 7 semanas, membranas se formam para separar tais cavidades e formar o diafragma, então, acabam pinçando o cisto broncogênico, que migra para a cavidade abdominal.

O local mais comum em que pode se encontrar o cisto broncogênico é na parede gástrica posterior ou posterolateral, entre a linha média, veia esplênica e baço ou diafragma. Possuem maior prevalência no sexo feminino e sua primeira descrição ocorreu em 1956 por Dewing. A clínica é frustra, podendo causar dor e vômitos por aumento das suas dimensões e compressão de estruturas adjacentes.

As alterações de imagens mais típicas na ultrassonografia aparecem como imagem cística anecoica, mista ou hipoecoica e na tomografia computadorizada como imagem cística bem definida, cuja densidade varia de acordo com seu conteúdo, podendo ter calcificações e realce após a injeção de contraste. Tem como diagnósticos diferenciais, neuroblastoma, cisto de duplicação entérico e sequestro extralobar. O diagnóstico é definitivo após o anatomopatológico apresentando epitélio pseudoestratificado colunar ciliado, sendo o tratamento, a ressecção cirúrgica.

Referências bibliográficas

  1. Subdiaphragmatic Bronchogenic Cysts:A Comprehensive Review of the LiteratureMIKE K. LIANG, M.D.,* HERMAN T. YEE, M.D.,† JAE W. SONG, B.A.,‡ JENIFER L. MARKS, M.D.
  2. Intra- abdominal ectopic bronchogenic cyst with a mucinous neoplasm harboring a GNAS mutation: A case report. DOI: 10.12998/wjcc.v10.i24.8709
  3. Bronchogenic cyst of stomach: two cases report and review of the English literature. DOI: 10.1007/s00508-013-0352-