Concursos e premiações
Progetto Diventerò

A experiência do Dr. Felipe Alba Scortegagna no Progetto Diventerò

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Iniciativa resultante da parceria entre a SPR e a Fundação Bracco, o Progetto Diventerò acompanha jovens de talento para um estágio em Diagnóstico por Imagem de seis semanas na Itália.

Confira a experiência do Dr. Felipe Alba Scortegagna, um dos ganhadores que embarcou para Gênova.

 

Em que serviço/cidade você ficou?

Através do Progetto Diventerò, tive a oportunidade de passar 6 semanas em Gênova, acompanhando a rotina do serviço de neurorradiologia do hospital pediátrico Istituto Gaslini.

 

Quem era o médico responsável pela equipe em que atuou? Como era a equipe, tamanho, rotina de trabalho?

Coordenado pelo Dr. Andrea Rossi, o serviço conta com outros três neurorradiologistas especializados em pediatria: Drs. Domenico Tortora, Mariasavina Severino e Antônia Ramaglia, e drena casos complexos de toda a Itália. 

O estágio acontecia de segunda a sexta-feira, durante os turnos da manhã e tarde. Eu costumava chegar no hospital às 8h e ia embora entre 17h e 19h. 

A rotina de trabalho envolvia laudos, reuniões científicas multidisciplinares e orientação de fellows, com revisão de casos e aulas teóricas. 

 

O que lhe admirou no trabalho lá desenvolvido e quais diferenças identificou na Radiologia praticada no Brasil e na Itália?

Foi interessante observar as diferenças em relação à nossa prática, uma vez que os radiologistas de lá tem uma carga de trabalho menor do ponto de vista de relatórios, dominam amplamente e modificam os protocolos dos exames de ressonância, tornando a realização do mesmo mais individualizado para cada caso e paciente, além de priorizarem a parte científica.

Os neurorradiologistas  também conversam com os pacientes ou seus familiares e laudam muitos exames com contato ativo com os demais médicos clínicos que acompanham o paciente.

Há diferença nos critérios para a solicitação de exames de imagem, com discussão junto aos médicos radiologistas, sendo menos frequentes exames desnecessários ou mal indicados.

 

O que  destaca como principais aprendizados, tanto cientificamente, quanto de vivência, rotina?

A experiência foi extremamente enriquecedora; destaco como pontos positivos a possibilidade de acompanhar o dia a dia de um serviço de excelência e altamente especializado em um assunto tão complexo quanto este, assim como a troca de conhecimento com estagiários de outros locais do mundo e com a equipe local.

Ainda, por ser um serviço acostumado a receber estudantes de todo o mundo, a recepção foi excelente e a filosofia das pessoas que ali trabalham é de transmitir conhecimento. Nessa linha, pude iniciar projetos e escrever artigos científicos em conjunto com colegas do Brasil, quem sabe assim, iniciando uma parceria duradoura de troca de experiências.

Além da questão técnica, também destaco a vivência na cidade e região. Gênova situa-se na Ligúria, região famosa pela culinária e pelo litoral. Cidade de porte médio, com bons restaurantes, praias e próxima a locais turísticos, como Cinque Terre, a qualidade de vida é ótima e o povo muito receptivo.

 

Que valor dá para tal experiência?

O valor de experiências assim é incalculável, a saída da rotina nos faz refletir sobre nossas escolhas e conhecer pessoas de diferentes lugares e com histórias únicas é enriquecedor. Poder conviver com o Dr. Rossi também foi um privilégio. Além da inquestionável diferenciação técnica, Andrea é um chefe de serviço gentil, que inspira as pessoas e faz o todo crescer.

Além do aprendizado na medicina, foi uma experiência cultural e turística sensacional. Conheci muitas cidades na Itália, Suíça e França. Fiz amigos portugueses, italianos e malteses.

 

Aos colegas que pensam em se inscrever no Diventerò, quais seus conselhos?

Aos colegas que pensam em se inscrever no Progetto, indico fortemente que o façam, posso dizer que esta foi uma das experiências mais interessantes que tive e que criei memórias e fiz amizades que levarei ao longo da minha vida,