Concursos e premiações
progetto diventerò

Progetto Diventerò: inscrições abertas!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O grande momento chegou: as inscrições do Progetto Diventerò estão abertas para os membros ativos da SPR!

Progetto Diventerò (“Projeto vou me tornar”) é uma iniciativa plurianual da Fundação Bracco (Fondazione Bracco, Milão – Itália) para acompanhar jovens de talento durante seu treinamento profissional, promovendo um percurso inovador de consolidação entre o mundo acadêmico e o trabalho diário. Desde o início, já contemplou mais de 2.000 beneficiados, representando uma ação concreta e coerente com o objetivo de promover investimento em capital humano e nos jovens para um comprometimento com o futuro.

A parceria entre a SPR e a Fundação Bracco acontece desde 2015, durante a 19ª edição do Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf). As duas entidades selecionam três radiologistas para um estágio de seis semanas, na Itália. Para cada fellow será atribuído um mentor, que fornecerá orientação, pareceres científicos e técnicos. Durante o período em que o profissional permanecer no centro de estudos da Itália, não haverá avaliações, mas ele receberá um Certificate of attendencee.

Para participar, os pré-requisitos são:

Grupo de trabalho durante o fellowship
  • Ser cidadão brasileiro e membro ativo da SPR;
  • Ter nascido entre 1987 e 1997;
  • Ser médico radiologista ou estar cursando o último ano da residência médica ou estágio em radiologia ou ultrassonografia durante o período de inscrição;
  • Ter boa proficiência na língua inglesa ou italiana (imprescindível).

Até 30 de junho, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição, anexar uma Carta de Recomendação da chefia do centro de trabalho/estudos atual, e uma Carta de Motivação, explicando seu entusiasmo, especificando a área de maior interesse para o estágio e confirmando a disponibilidade de partida para a Itália em fevereiro/março de 2024.

Como será a avaliação?

Uma junta composta por uma Comissão Científica da SPR e por um representante da Fundação Bracco fará a seleção por meio da análise dos documentos enviados.

Uma lista de 9 candidatos pré-selecionados será elencada, e estes serão informados por telefone e/ou e-mail, no início de julho de 2023 sobre o horário da entrevista presencial, que, excepcionalmente, poderá ser realizada pela internet (Skype, Google Meet etc) – vale lembrar que a qualidade da conexão é de responsabilidade do candidato. As entrevistas serão realizadas em entre julho e agosto, em escala de horário a ser definida pela Comissão Avaliadora.

Brasileiros aproveitam o tempo livre para visitar os pontos turísticos

Os currículos serão analisados e concorrerão às três vagas disponíveis para o Progetto Diventerò, em áreas de diferentes subespecialidades, definidas no processo de seleção. O(A) primeiro(a) classificado(a) de cada área será convocado(a) via e-mail e terá um prazo de até  cinco dias para se pronunciar quanto a disponibilidade da participação. O(A) candidato(a) seguinte será chamado(a) na sequência caso o(a) candidato(a) anterior não se manifeste, e assim sucessivamente até a ocupação da vaga.

Premiação

Todos os itens da premiação são de responsabilidade da Fundação Bracco. A SPR participa somente do processo de seleção dos candidatos, divulgação e acompanhamento do processo de viagem (passagem e hospedagem) dos selecionados.

Confira quais são os itens:

  • Uma bolsa de estudos referente a um período de 45 dias;
  • Valor para a aquisição de uma passagem aérea em classe econômica ida e volta (Itália-Brasil);
  • Valor para hospedagem em acomodação universitária/centro hospitalar ou similar;
  • Honorário no valor de 1.500 euros ora convertidos em moeda nacional (R$ – reais) pelos 45 dias de estadia, sendo esta remuneração para despesas pessoais e alimentação do bolsista;
  • Para os quatro itens mencionados acima, a Fundação Bracco fará uma doação à SP, em 2023, no valor de 6.500 euros destinados à viagem e alojamento + remuneração de 1.500 euros para as despesas pessoais para cada um dos três bolsistas;
  • Atuação como fellow no departamento de imagem de um centro de excelência de diagnóstico por imagem na Itália, a ser escolhido pela Fundação Bracco de acordo com a área do bolsista (RM, CT ou US) ou área de interesse;
  • Seguro saúde.

O pagamento será realizado da seguinte forma:

  • 80% do valor serão pagos até o início do estágio na Itália;
  • 20% após a apresentação do trabalho de conclusão no retorno ao Brasil;
  • O bolsista também receberá da SPR o restante do valor dos 5.000 euros não utilizados com passagens/transfer + hospedagem (caso houver).

A premiação do Progetto Diventerò é pessoal e intransferível. Caso o(a) contemplado(a) desista da viagem, ele não receberá o benefício e o nome seguinte na lista de selecionados será convocado. Caso o contemplado desista depois de receber os valores da bolsa de estudos, ele deverá devolver o valor correspondente para a Fundação Bracco/SPR.

Calendário

  • Todos os documentos deverão ser preenchidos entre 01 e 30 de junho de 2023;

    Bolsistas com um dos professores durante passeio
  • Convocação para entrevista: julho/agosto de 2023 – entrevista presencial ou via Skype, Google Meet etc;
  • Divulgação dos aprovados: agosto de 2023, durante a 27ª Edição do Curso Prof. Dr. Feres Secaf da SPR;
  • Saída dos três bolsistas para a Itália: a partir de fevereiro/março de 2024;
  • Apresentação de trabalho (artigo científico ou caso para o Caderno 2) e/ou entrevista de conclusão com direitos cedidos à SPR baseado na área de interesse estudada: até maio/junho de 2024.

Para mais informações ou dúvidas, envie um e-mail para socio@spr.org.br.