JPR 2024
Fotos: ASA 400 studio

Sessão Plenária encerra 3º dia com Desafio de IA e Dr. Marcelo Galvez

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Drs. Alejandro Tempra, Nelson Caserta e Claudia Cejas

A Sessão Plenária do terceiro dia da JPR 2024 foi marcada pelo anúncio da próxima edição, que será realizada de 1º a 4 de maio, em parceria com a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) e com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia).

Dr. Nelson Caserta, presidente da SPR, fez um discurso de agradecimento e aproveitou a presença dos representantes das duas entidades, Dr. Alejandro Tempra (FAARDIT) e Dra. Claudia Cejas (SAR), para entregar uma lembrança e celebrar a incrível parceria.

Em seguida, Dr. Marcelo Galvez, que já foi presidente da Sociedade Chilena de Radiologia (SOCHRADI), iniciou a sua aula com o tema “Radiologia e Cultura”. Baseada no Museu da História da Radiologia, que fez parte do último Congresso Chileno de Radiologia (CChR), em comemoração aos 80 anos da SOCHRADI, ele trouxe exemplos de como a especialidade está presente na cultura e entretenimento.

Do cinema à literatura, da televisão à música, Dr. Galvez compartilhou uma série de referências que ilustram como a radiologia transcende os limites tradicionais da medicina. Explorando a presença em seriados, como “O Incrível Hulk”, de 1978, filmes famosos, como “O Exterminador do Futuro”, de 1990, até obras literárias como “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann, o Dr. Galvez ofereceu uma visão panorâmica do papel da radiologia dentro da cultural global.

Dr. Galvez falou com a SPT TV ao fim do evento – confira:

 

Resultado do Desafio de Inteligência Artificial

O 2º Desafio de IA da SPR foi um sucesso e os vencedores foram revelados logo no início da Sessão Plenária, pelo Dr. Felipe Kitamura, um dos coordenadores do projeto.

O desafio consistia em criar um modelo capaz de predizer a idade do paciente por meio da tomografia computadorizada do crânio, a partir de um banco de dados de 2.800 estudos e 525 imagens.

O melhor modelo pode prever a idade com um erro médio de 2,6 anos. As soluções foram bastante diversas, com abordagens criativas, e todas já estão públicas.

A competição envolveu um número pequeno, mas diversificado, de participantes em todo o mundo, incluindo estudantes de medicina, residentes de radiologia, radiologistas, cientistas de dados e engenheiros de software.

Confira a classificação:

  • 1º lugar: Yosuke Yamagishi
  • 2º lugar: Masatoshi Abe
  • 3º lugar: Maximilian Pfeiffer
  • 4º lugar: Equipe iDor
  • 5º lugar: Equipe Einstein
  • 6º lugar: Equipe CCIFM
  • 7º lugar: Recogna
  • 8º lugar: Athitheya 
  • 9º lugar: Flávio Pereira
  • 10º lugar: Lidera Health

Confira entrevista com Dr. Felipe Kitamura: