Caso clínico
03/10/2023
Pesquisa para cisticerco no líquor:
CD: derivação ventrículo-peritoneal por hidrocefalia (melhora dos sintomas). Iniciada corticoterapia com prednisona e tratamento com praziquantel e albendazol. Seguimento ambulatorial com neurocirurgia e infectologia.
14/11/2023
- Introdução de cateter de derivação ventricular introduzido através de orifício de trepanação junto da sutura coronária na alta convexidade à direita, adentrando o teto do ventrículo lateral deste lado. Discreto halo hiperintenso em FLAIR na substância branca ao redor do trajeto parenquimatoso do cateter (edema / gliose). Válvula metálica nas partes moles extracranianas parietais à direita, determinando artefatos de susceptibilidade magnética que degradam as imagens.
- Redução das dimensões dos ventrículos laterais e III ventrículo, assim como discreto aumento da amplitude dos sulcos corticais nas convexidades frontoparietais e das fissuras sylvianas. Não mais se caracterizam sinais de transudação liquórica ependimária.
- Redução da ectasia da bainha liquórica dos nervos ópticos. Não mais se caracterizam os sinais de inversão das papilas ópticas.
- Medula espinhal de calibre e intensidade de sinal habituais
- Espessamentos e agrupamentos de raízes de toda a cauda equina compatível com aracnoidite cística.