Científico

Tórax

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

História clínica

Paciente em acompanhamento oncológico por um carcinoma mamário com metástase encefálica, fazendo uso de Sacituzumab – Govicetana, deu entrada no serviço com quadro de tosse, dispneia e alteração na marcha. Após internação, foi colhido um lavado broncoalveolar, exames laboratoriais e foi realizado tomografia computadorizada (TC) do tórax. Na tomografia, foi evidenciado um padrão de pavimentação em mosaico extenso e bilateral.

Figuras

1 a 4. Tomografia computadorizada (TC) de tórax no plano axial, em diferentes cortes, evidenciando o acometimento pulmonar difuso bilateral por opacidades em vidro fosco e consolidativas, por vezes com septos interlobulares espessados de permeio, configurando padrão de pavimentação em mosaico.

 

Pneumocistose em Paciente Oncológico Imunossuprimido

Autores: Drs. Sameer Pinheiro Lima Chandra, Pablo Rydz Pinheiro Santana e Murilo de Sá Barrêto Callou Peixoto Instituição: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Pneumocistose é uma infecção oportunista pelo fungo Pneumocystis jirovecci1, antigamente P. carinii, comumente associado a pacientes com imunodeficiências como transplantados, quimioterapia, corticoterapia2 e principalmente SIDA, sendo um diagnóstico a ser considerado em pacientes com sintomas respiratórios quando a contagem de CD4 é menor que 200 cels/mm2.

O quadro clinico é tipicamente caracterizado por febre, dispneia e tosse seca, podendo ter início súbito ou progredir lentamente por semanas ou meses.

Na tomografia computadorizada de alta resolução, o padrão de acometimento pulmonar costuma ser bilateral e simétrico, podendo predominar nos lobos superiores. Há também opacidades em vidro fosco bilaterais, difusas ou com distribuição geográfica, podendo haver áreas de consolidação associadas. Em alguns casos, podemos observar o padrão de pavimentação em mosaico, como no caso em questão. Quando nos deparamos com um padrão de pavimentação em mosaico, devemos lembrar de algumas causas possíveis, listadas e agrupadas por categorias por Rossi 3 et al., dentre as quais figuram as causas infecciosas, sendo a infecção por Pneumocystis jirovecci a mais comum.

É importante distinguir a etiologia associada à pavimentação em mosaico utilizando correlação laboratorial e clínica, pois o tratamento incorreto pode representar um agravo ao paciente, a exemplo da possível indicação do uso de corticoterapia num quadro infeccioso. A paciente em questão foi tratada com Sulfametoxazol e trimetroprima, apresentando melhora clínica e radiológica após duas semanas de antibioticoterapia.

 

Referências bibliográficas

  1. Viegas C, FCCP R, G C. Pneumonia por “Pneumocystis carinii” em pacientes com e sem SIDA: reavaliação. J Bras Pneumol. 1997;23(2):79-82
  2. Truong J, Ashurst JV. Pneumocystis Jirovecii Pneumonia. [Updated 2023 Jan 21]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482370/
  3. Rossi SE, Erasmus JJ, Volpacchio M, Franquet T, Castiglioni T, McAdams HP. “Crazy-paving” pattern at thin-section CT of the lungs: radiologic-pathologic overview. Radiographics. 2003 Nov-Dec;23(6):1509-19. doi: 10.1148/rg.236035101. PMID: 14615561.