Clube Manoel de Abreu
CMA Marília

CMA Marília traz discussões sobre abdome e neurorradiologia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Dra. Ana Paula Alves Fonseca | Fotos: Marlene Della Torre

O primeiro Clube Manoel de Abreu de 2024 foi realizado de 22 a 24 de março, em Marília, presidido pelo Dr. Daniel Lahan. A reunião aconteceu no Hotel Sun Valley, e o anfitrião foi o Dr. Ricardo Baaklini.

O evento contou com a participação de empresas parceiras expositoras: Blue HealthCanonCDK Health Solutions, MED7 Produtos Hospitalares, MM DiagnóstikaOffice TotalPixeon, Univen e Wellon.

A programação científica contemplou diversos temas das áreas de abdome e neurorradiologia, cada uma em uma sala, com discussão e perguntas ao final dos módulos.

O primeiro módulo de abdome foi sobre pâncreas e trouxe aulas sobre pancreatite aguda, cistos pancreáticos e uma revisão interativa baseada em casos. Com moderação do Dr. Daniel Lahan, os apresentadores foram os Drs. Regis Otaviano França Bezerra e Douglas Jorge Racy.

O segundo módulo foi moderado pelo Dr. Regis e trouxe atualizações sobre meios de contraste e função renal, vesícula biliar e avaliação de estenoses e aneurismas viscerais, apresentadas pelos Drs. Tufik Bauab Jr., Nelson Caserta, presidente da SPR, e Henrique Simão Trad.

Após o almoço, com moderação da Dra. Fernanda del Campo Braojos Braga, os assuntos abordados foram avaliação do abdome agudo na emergência, radiologia abdominal pediátrica e patologias do TGI do RN e lactente. As apresentações foram ministradas pela própria moderadora e pelo Dr. Antônio Soares Souza.

Já o primeiro módulo de neurorradiologia foi moderado pelo Dr. Robson Tagawa Roque e trouxe aulas sobre avaliação do “protocolo AVC”, padrões de imagem das doenças de pequenos vasos cerebrais e AVC e mimetizadores, todas apresentadas pela Dra. Ana Paula Alves Fonseca.

A mesma moderou o segundo módulo sobre doenças desmielinizantes, com apresentações sobre avaliação por imagem da esclerose múltipla, padrões de imagem de doenças como ADEM, NMOSD e MOG, e os diferenciais destes tipos de doenças.

À tarde, Dr. Robson voltou a moderar o terceiro módulo sobre tumores do SNC. Com apresentações dele e do Dr. Lázaro Luís Faria do Amaral, as aulas trouxeram discussões sobre tumores neurais e glioneuronais, tumores da região selar e suprasselar, tumores intraventriculares e doenças infecciosas do SNC.

Antes do jantar de confraternização, a SPR preparou um futechope, no Marília Tênis Clube, para um momento de descontração com os participantes.

Premiação dos casos no domingo

Como acontece em toda edição do CMA, o domingo foi marcado pela Apresentação e Discussão de Casos. Após o consenso entre os debatedores que acompanharam as apresentações, os ganhadores foram:

  • 1º lugar: Carolinny Cruvinel Maia, da Beneficência Portuguesa, com o caso LEMP (JC Vírus) – Prêmio: Kindle (Konimagem)
  • 2º lugar: Yuri Inoue, da UNICAMP, com o caso Carcinoma Hepatocelular Fibrolamelar. Prêmio: hospedagem para o próxima CMA, em Araçatuba (SPR)
  • 3º lugar: Marina Nori Hilário, da FAMERP, com o caso Histiocitose de Células de Langerhans – Prêmio: Licença STATdx + garrafa de vinho (SPR)

Confira a seguir alguns registros do evento:

Patrocinadoras
Blue Health
Canon
CDK Health Solutions
MM Diagnóstika
Office Total
Univen Healthcare
Wellon