O Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf) de 2025 se aproxima: o segundo maior evento em volume de conteúdo científico da SPR será realizado de 15 a 17 de agosto, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo – baixe o app para ter todas as informações e organizar sua agenda.
Oportunidade de aprofundamento para residentes e de atualização para radiologistas mais experientes, sua programação tem foco em seis áreas: Cabeça e Pescoço, Mama, Musculoesquelético, Ultrassonografia Geral, Urgências e Abdome (com o Curso Anual do GERA).
Especificamente, a grade de Cabeça e Pescoço conta com a sessão especial da participação da American Society of Neuroradiology (ASNR), que contará com a presença da Dra. Carina Yang.
Dra. Yang é Professora de Radiologia, Vice-Presidente de Diversidade e Inclusão e Diretora de Neurorradiologia Pediátrica. É também a diretora inaugural do corpo docente para Credenciamento de Fellowships no Escritório de Educação Médica de Pós-Graduação da Universidade de Chicago.
Membro da ASNR desde 2009, anteriormente ela recebeu o título Anne G. Osborn ASNR International Outreach Professorship para viajar para lecionar na Etiópia. Também é membro da Sociedade Americana de Neurorradiologia Pediátrica desde 2016, onde atua em três comitês.
Confira entrevista com a palestrante.
Você falará na Sessão Especial coorganizada com a ASNR. Qual é a importância desse tipo de colaboração entre sociedades médicas?
É maravilhoso ver a colaboração internacional entre sociedades médicas e, mais especificamente, radiológicas. Há muito a ser compartilhado e aprendido uns com os outros nessa área, até mesmo entre nações. É maravilhoso que a ASNR consiga estabelecer conexões com sociedades locais de imagem em países estrangeiros, para oferecer oportunidades como este inestimável título Anne G. Osborn ASNR International Outreach Professorship, por meio do qual os membros da ASNR podem participar ativamente de apresentações e aulas para residentes e outros radiologistas em atividade.
O que os participantes podem esperar de suas palestras: “Neurorradiologia de Emergência Pediátrica” e “Uma Jornada Visual pela Neurorradiologia Pediátrica: Revisão Baseada em Casos”?
Haverá uma grande variedade de casos pediátricos de cérebro, coluna, cabeça e pescoço para revisão, e espero que todos os presentes se esforcem ao máximo para participar ativamente e tornar as sessões totalmente interativas e divertidas!
Que conselho você deixa para os jovens que estão começando ou considerando uma carreira na área?
A neurorradiologia é um campo muito vasto, com muita complexidade em neuroanatomia e neuropatologia. E a neurorradiologia pediátrica acrescenta uma nuance ainda maior! Estamos sempre aprendendo – mesmo aqueles com mais experiência continuam a buscar descobertas interessantes e diagnósticos raros. Portanto, se você está considerando uma carreira em neurorradiologia, não desanime com a acuidade dos casos ou com a amplitude do material que parece estar diante de você – tudo virá naturalmente com o tempo, e é uma subespecialidade empolgante e fascinante, com tecnologia de ponta.
Gostaria de deixar informações adicionais?
É uma honra para mim ter a oportunidade de participar do Curso Feres Secaf este ano e estou ansiosa para conhecer todos os radiologistas e fazer conexões duradouras. Adoro aprender sobre como a radiologia é praticada e, em geral, como a medicina se desenvolve em países estrangeiros. Portanto, além de lecionar, também espero adquirir experiência com a prática diária de vocês. Obrigada por me incluir neste importante curso!