Durante o primeiro dia do 17º Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca, a Canon Medical realizou uma aula especial para os participantes do evento, sobre estado da arte no dia a dia, com o tema “Elevando o Padrão Clínico em Aquisições Helicais para Exames Cardíacos”.
A apresentação, ministrada pelo Dr. Luciano de Figueiredo Aguiar Filho, coordenador de tomografia computadorizada cardíaca da Dasa, trouxe a evolução da técnica, destacando os avanços e o impacto no atendimento. Ele enfatizou que a sua equipe médica sempre busca oferecer a melhor experiência ao paciente, com otimização do uso das máquinas, sem jamais deixar de atender quem precisa.
Durante a palestra, Dr. Luciano apontou o Photon Counting CT como o futuro da tomografia, uma inovação que promete melhorar ainda mais a precisão dos exames. Ele também abordou a evolução nos preparos dos pacientes, mencionando o uso de betabloqueadores intravenosos, que se tornaram parte do protocolo em diversos casos.
Ele citou que, recentemente, observou-se um aumento do número de exames voltados para a avaliação de doenças da coronária. A angiotomografia computadorizada coronariana contribuiu para a diminuição das taxas de mortalidade, que vai além de uma simples angiografia, pois fornece outros dados importantes, como a função e a caracterização tecidual do coração.
Dr. Luciano também falou sobre as necessidades técnicas para obter diagnósticos precisos, como uma boa resolução temporal (0,5 segundos), cobertura especial adequada (64 cortes) e resolução espacial (0,6 mm), além de algoritmos de redução de dose e aquisição prospectiva. Durante a apresentação, o Aquilion Prime SP da Canon Medical foi destacado como uma máquina robusta e eficiente, com 11 unidades em funcionamento na rede Dasa operando 24 horas por dia.
Ao final da aula, ele apresentou estudos de caso para exemplificar os benefícios da tecnologia no diagnóstico. Concluiu que o aumento contínuo e exponencial dos exames de tomografia evidencia a necessidade de atualizar as máquinas regularmente, e que é essencial contar com equipamentos que proporcionem um bom custo-benefício.
Confira o depoimento de Jessica Vieira, Gerente de Produtos de Tomografia Computadorizada e Medicina Nuclear da Canon Medical: