ECPNR Latam

Dr. Andrea Righini vem de Milão para lecionar no ECPNR-Latam

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Depois do sucesso dos quatro módulos do European Course of Diagnostic and Interventional Neuroradiology (ECNR-Latam) em São Paulo, a SPR, com o apoio da Sociedade Europeia de Neurorradiologia (ESNR) e do Conselho Europeu de Neurorradiologia (EBNR), realizará dois módulos do European Course on Pediatric Neuroradiology in Latin America (ECPNR-Latam).

O Módulo 1 será realizado de 1º a 4 de outubro de 2025, na APM – Associação Paulista de Medicina (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo – SP). As inscrições estão abertas no site do evento. O Módulo 2 está previsto para o primeiro semestre de 2026, também em São Paulo.

Garanta sua participação; as vagas são limitadas!

O ECPNR ministrado na América Latina oferece exatamente o mesmo conteúdo do curso europeu. A participação nos dois módulos e a aprovação na prova aplicada ao final de cada um são requisitos obrigatórios para que os neurorradiologistas possam se candidatar à prova final para obtenção do EDiPNR (European Diploma in Pediatric Neuroradiology).

Um dos professores internacionais que vêm a São Paulo para participar do curso é o Dr. Andrea Righini, Diretor do Departamento de Radiologia Pediátrica e Neurorradiologia do Hospital Infantil Vittore Buzzi, em Milão.

Confira a seguir sua entrevista!

 

Como a participação no curso influencia ou impulsiona a carreira de um neurorradiologista?

Familiarizar-se mais com a neuroimagem do SNC em desenvolvimento torna o neurorradiologista mais confiante também na abordagem de exames em adultos, visto que muitas doenças podem ser decorrentes de anomalias já presentes na idade pediátrica. Diversas instituições consideram ter uma ampla gama de experiência em neuroimagem ao longo da vida, um diferencial e uma vantagem para fornecer um serviço clínico mais confiável, especialmente em ambientes de radiologia de emergência.

 

Poderia falar um pouco sobre a importância do EDiPNR (Diploma Europeu  em Neurorradiologia Pediátrica)?

Obter o reconhecimento oficial, por meio deste diploma, da sua formação em neurorradiologia pediátrica permite que você complete suas habilidades profissionais e o coloque em contato com uma comunidade mundial de neuroimaginologistas pediátricos para trocar informações científicas ou até mesmo buscar ajuda em casos difíceis.

 

Poderia falar sobre o que apresentará no curso?

Tentarei apresentar uma visão geral das lesões clásticas que ocorrem no útero, as quais frequentemente influenciam o bem-estar neurológico da criança e até mesmo do adulto. Assim, suas sequelas podem ser reconhecidas na ressonância magnética pós-natal.

Apresentarei uma abordagem bastante prática e diária sobre como realizar técnicas de ressonância magnética funcional, a fim de obter informações individuais de pacientes, que podem ter um valor diagnóstico real, além dos habituais relatórios de pesquisa sofisticados sobre coortes.

 

Gostaria de dar conselhos aos participantes ou alguma palavra final?

Tente projetar sua sólida experiência e sentimento em neurorradiologia adulta de volta aos principais achados anormais do cérebro em desenvolvimento, para melhor compreendê-los e, ao mesmo tempo, esclarecer os casos diários de adultos.