O 16º Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca (ENRC 2023), com coordenação dos Drs. Andrei Skromov de Albuquerque, Gabriela Liberato de Sousa, Henrique Simão Trad e Marcelo Souto Nacif, será realizado em 10 e 11 de novembro, no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo.
As inscrições estão abertas e a programação científica já está disponível. Neste ano, temos a honra de receber o professor estrangeiro Dr. Ron Jacob, diretor médico de Imagens Cardiovasculares da Wellspan Health, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Confira uma entrevista exclusiva com o radiologista.
Quais são suas expectativas com este curso multidisciplinar?
Espero que a educação fornecida permita aos profissionais cuidar melhor dos seus pacientes através do uso de imagens cardiovasculares.
Que importância você vê nos cursos multidisciplinares para atualização médica?
O uso de imagens e técnicas mais recentes disponíveis permite melhor rendimento diagnóstico e a detecção da doença mais precocemente e com maior precisão.
Você poderia fazer um resumo, em poucas linhas, das aulas que irá ministrar? O que os participantes podem esperar?
-
Correlação da RM e PET na investigação de sarcoidose ou amiloidose
Esta palestra destacará o valor da integração de imagens nucleares como PET/CT e varredura PYP em pacientes com suposta sarcoidose ou amiloidose. As duas modalidades de imagem são complementares. Sarcoidose pode imitar certas cardiomiopatias genéticas.
-
Miocardiopatias Não Isquêmicas – Revisão Baseada em Casos
Abordarei casos práticos em que a imagem cardiovascular fez diferença no diagnóstico, manejo e prognóstico.
-
FFR-CT
Esta palestra se concentrará na base da TC-FFR ( reserva de fluxo fracionário derivado da tomografia computadorizada), rendimento diagnóstico, uso da TC-FFR em pacientes que tiveram uma ATC coronária.
Qual o seu conselho para os profissionais de Radiologia que pretendem seguir carreira em imagem cardiovascular?
O campo é emocionante e está mudando constantemente com melhores técnicas e equipamentos de última geração sendo desenvolvidos. Há uma tremenda oportunidade para cuidados clínicos e pesquisas. Eu encorajaria os profissionais a compreenderem os pontos fortes e as limitações da modalidade e dos equipamentos do seu centro para garantir que o melhor atendimento seja prestado aos seus pacientes.
Você já esteve no Brasil antes? Quais são suas expectativas ao visitar o país e a cidade de São Paulo?
Nunca visitei o Brasil antes, estou animado com a oportunidade de visitar o povo maravilhoso do Brasil e conhecer os pontos turísticos de São Paulo. Tenho amigos próximos que são brasileiros e há muito tempo queria visitá-los.