Eventos SPR
Dra. Lina Gisell (de vermelho) durante o evento, com o Prof. Marcello Nogueira-Barbosa e outros egressos da bolsa de MSK do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, como Dr. Paulo Agnollitto e Dr. José Luiz Sá Neto - ela foi a 1ª estrangeira bolsista do serviço

Estrangeiros relembram experiência no GERME 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Em março, a SPR realizou a 14ª edição do Curso Temático Anual do Grupo de Estudos de Radiologia Musculoesquelética (GERME 2024). Seu tema central foi oncologia; foi feita uma revisão completa e abrangente sobre os diversos métodos de DI no diagnóstico, estadiamento, intervenção e resposta ao tratamento dos tumores ósseos e de partes moles.

A coordenação foi feita pelos Drs. Marco de Andrade Bianchi, Júlio Brandão Guimarães e Paulo Moraes Agnollitto, e as aulas foram ministradas por especialistas em radiologia, oncologia, ortopedia e patologia, possibilitando uma interface aprofundada entre diversas áreas.

Na ocasião, a SPR recebeu quatro residentes estrangeiros como congressistas – dois do Uruguai, um do Peru e uma da República Dominicana; eles são membros de entidades parceiras ou membros correspondentes da SPR.

Confira, a seguir, o depoimento de dois deles sobre a experiência em São Paulo!

 

“Participo presencialmente do GERME desde 2022, então este ano corresponde à terceira vez consecutiva que viajo a São Paulo para o curso. Todos os eventos do GERME foram do mais alto nível.

Fiquei sabendo do evento pelas redes sociais. A informação também chega por e-mail, já que sou membro correspondente da SPR.

O GERME 2024 para mim significou uma grande revisão e atualização da patologia tumoral no sistema musculoesquelético. A organização do evento foi excelente, como sempre.

Acredito que todas as apresentações foram de alto nível, mas gostaria de destacar algo que o GERME está fazendo ultimamente: convidar colegas de outras especialidades para apresentarem suas necessidades em relação ao laudo radiológico e explicarem procedimentos terapêuticos (cirúrgicos e não cirúrgicos) para radiologistas que realizam com maior frequência. Ambos os fatores contribuem enormemente para o nosso crescimento acadêmico e permitem-nos dar um maior impacto ao tratamento dos nossos pacientes.

No meu local de trabalho, a patologia tumoral musculoesquelética não é tão comum; por isso, o GERME 2024 foi muito conveniente para atualizar conhecimentos anteriores e adquirir novos conceitos para lidar com este tipo de doenças. Após o evento, minha equipe e temos trabalhado na atualização dos protocolos de ressonância magnética do nosso local de trabalho.

Atualmente, sou Coordenador de Imagem Musculoesquelética da Clínica Delgado AUNA, em Lima, Peru. A partir de 1º de julho deste ano, concluirei o Clinical Fellowship em Radiologia Musculoesquelética no Vancouver General Hospital, Canadá, por meio da University of British Columbia.

Gostaria de incentivar os colegas da América Latina a participarem dos cursos do GERME, pois é uma ótima oportunidade de treinamento. As informações fornecidas nas conferências são de alto nível acadêmico. O português é muito parecido com o espanhol, por isso devemos aproveitar ao máximo a oportunidade para aumentar a nossa formação profissional e estabelecer contato com colegas que partilham a mesma paixão: a Radiologia Musculoesquelética.”

Dr. Pablo Rengifo – Lima, Peru

 

 

“Sou radiologista dedicada à área de radiologia musculoesquelética do Centro de Diagnóstico por Imagem (CEDISA) da República Dominicana.

Este ano foi minha 2ª oportunidade de participar do GERME, que conheci através de colegas radiologistas musculoesqueléticos brasileiros durante minha formação, no curso de pós-graduação em imagem musculoesquelética da escola Ensino Médico (IES), em 2022, e colegas bolsistas da área de radiologia musculoesquelética do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, durante 2023.

Participar do GERME é relevante para a minha prática profissional porque me permite estar na vanguarda, conhecer novas propostas e critérios de diagnóstico, bem como aplicar novos conhecimentos na área de trabalho no meu país.

O GERME, tanto do ano passado como deste ano, foi um banquete científico! Enriquecedor e gratificante!”

Dra. Lina Gisell Veloz Peguero – Distrito Nacional, República Dominicana