O 8º Curso Anual do GERA (Grupo de Estudos de Radiologia Abdominal), realizado simultaneamente ao 28º Curso de Atualização em Imagem (Prof. Dr. Feres Secaf), tem a confirmação da professora estrangeira Dra. Athina Tsili, da Grécia. Ela vai conduzir três aulas no sábado, 24 de agosto.
O GERA será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e as inscrições estão abertas – membros ativos têm isenção da taxa durante o período de pré-inscrição, até 20 de agosto. É preciso se inscrever no Curso Feres Secaf para, então, selecionar o GERA como evento a frequentar. O Feres Secaf é patrocinado pela Canon e o GERA 2024 tem o apoio científico da Guerbet.
Dra. Athina é Bacharel em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Aristóteles de Tessalônica. Atualmente, trabalha como Professora Associada no Departamento de Radiologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Ioannina, e é membro do conselho da European Society of Urogenital Radiology (ESUR), entidade parceira da SPR.
Confira as expectativas da Dra. Athina para este evento!
Esta será minha primeira vez no Brasil, e estou ansiosa pela visita! Vou dar três palestras no módulo de Abdome, que perfaz o Curso Anual do GERA.
Em relação à minha palestra “TC do trato urinário”, as principais indicações clínicas e a técnica de imagem ideal serão apresentadas. As características da TC de doenças urológicas comuns, incluindo ureterolitíase, tumores renais e carcinomas uroteliais, também serão discutidas.
A TC do abdômen representa o padrão de imagem para muitas doenças urológicas. A familiaridade dos radiologistas com as indicações clínicas e o protocolo de TC ideal é importante para a interpretação precisa dos dados.
Já as minhas duas aulas sobre “RM do escroto”, uma básica e outra avançada, discutirão os padrões mínimos de aquisição e as indicações clínicas. A RM do escroto representa uma valiosa ferramenta de diagnóstico de segunda linha para a avaliação de doenças escrotais, ajudando a melhorar nossa compreensão sobre a natureza da patologia escrotal e o processo de espermatogênese. O objetivo por trás da adoção da RM escrotal é reduzir o número de procedimentos cirúrgicos radicais desnecessários por meio de melhor caracterização da lesão. Investigar impressões digitais não invasivas de infertilidade masculina, incluindo ADC, FA, MTR e metabólitos testiculares, representa outra área interessante de pesquisa por RM.
No GERA 2024, acredito que teremos uma escolha rica e diversificada de palestras, destaques nos desenvolvimentos e inovações em Radiologia Abdominal, apresentação de atividades de pesquisa e troca de experiências e ideias.
A parceria da ESUR com a SPR é importante, visando coordenar as atividades científicas, intelectuais e profissionais da radiologia; promover o trabalho de pesquisa; formar jovens médicos especialistas; e possibilitar o contato entre brasileiros e profissionais de diferentes regiões do mundo. É por meio dessas colaborações e progressos da pesquisa que podemos avançar ainda mais a radiologia e otimizar o atendimento ao paciente.
Aos profissionais médicos que estão iniciando sua carreira na área, sugiro o Currículo Europeu de Treinamento para Subespecialização em Radiologia, que fornece o conteúdo curricular para uma subespecialização completa em um campo da radiologia, incluindo Radiologia Gastrointestinal e Abdominal, Radiologia Urogenital, Radiologia Ginecológica e Obstétrica.
Com o Curso Feres Secaf e o GERA 2024, será realizado ainda o 10° Encontro de Residentes e Aperfeiçoandos, fruto de uma parceria entre a SPR e a sociedade argentina FAARDIT.
Confira a programação de todos os eventos no site da SPR e garanta sua vaga!