A 14ª edição do Curso Temático Anual do Grupo de Estudos de Radiologia Musculoesquelética (GERME 2024) será realizada em 16 e 17 de março, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, com coordenação dos Drs. Júlio Brandão Guimarães, Marco de Andrade Bianchi e Paulo Moraes Agnollitto.
A Dra. Connie Chang é uma das professoras estrangeiras convidadas a participar do evento e ministrará em vídeo a aula “BoneRADS: Diretrizes para o Manejo Diagnóstico de Lesões Ósseas Solitárias Incidentais em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética em Adultos: Relatórios Ósseos e Sistema de Dados”.
Ela é radiologista no Massachusetts General Hospital, professora associada na Escola de Medicina de Harvard e diretora do programa de bolsas de estudo em Imagem e Intervenção Musculoesquelética, além de ser especialista em intervenções, particularmente aquelas relacionadas a tumores e infecções. Confira a entrevista exclusiva com a médica.
O que os participantes podem esperar de sua palestra?
Eu vou discutir como o comitê BoneRADS é formado e como usá-lo na prática clínica. Também vou falar um pouco sobre a nova publicação do American College of Radiology (ACR), em que eles também descrevem o “BoneRADS” e as diferenças.
Qual é o estado atual de maturidade do BONERADS? Ainda é considerado novo? Já é utilizado em centros ao redor do mundo?
Ainda é muito recente. Recebi muitos feedbacks positivos, especialmente dos membros da European Society of Musculoskeletal Radiology (ESSR). No entanto, acredito que ainda não foi amplamente adotado. Uma razão é que é destinado principalmente a radiologistas não especializados em ossos, então acredito que levará um tempo antes de haver mais conscientização entre os radiologistas gerais e de corpo.
Para jovens profissionais interessados em seguir a radiologia musculoesquelética, em que você acredita que eles deveriam focar?
Mantenha uma mente curiosa e faça muitas perguntas. Existem muitos recursos bons por aí. Muitas palestras estão disponíveis no YouTube e em outros sites. Ouça várias palestras sobre os mesmos tópicos, pois você pode captar algumas informações valiosas aqui e ali.