Por Drs. Xavier Stump, Artur Fernandes, Carlos Homsi e Denise Tokechi
O GERME (Grupo de Estudos de Radiologia Musculoesquelética), embrião dos Grupos de Estudos da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), nasceu sem pedra fundamental e com dia incerto no ano 2000. Surgiu de uma necessidade de trocas de experiência em uma época em que a subespecialidade de radiologia musculoesquelética engatinhava, moldado no grupo de estudos francês da área – na época GETROA, atualmente SIMS. Época de poucas certezas e literatura escassa. A curva de aprendizado na avaliação condral, meniscal, ligamentar e labral era árdua, pois não tínhamos transdutores de USG de tão alta frequência, os equipamentos de RM não tinham tanta resolução, muitos eram de baixo campo (0,5 T) e tínhamos de lançar mão de artroTC ou artroRM.
O grupo foi uma ação entre amigos muito comprometidos, composto por radiologistas de serviços universitários e privados da capital e do interior. Eram apresentados casos confirmados ou não para serem discutidos pelos presentes. Trazíamos nossas dúvidas e compartilhávamos protocolos. As reuniões eram realizadas fazendo rodízio nos auditórios das diferentes instituições. Em algumas reuniões, convidávamos colegas de outras especialidades (ortopedistas, neurocirurgiões e reumatologistas). Não havia regras definidas; com o tempo, o grupo se consolidou, cresceu livre e amparado pela SPR.
O GERME foi o primeiro Grupo de Estudos da SPR, organizado oficialmente como reunião mensal em 3 de abril de 2003. O modelo deu tão certo que impulsionou e inspirou a criação dos outros grupos da entidade, originando um modelo de evento inédito na época e muito adequado à realidade dos profissionais.
Desenvolveu um modelo baseado na alternância de coordenadores, que acompanha o biênio de cada diretoria da SPR, sendo composto por três componentes, um deles mais experiente e outros dois mais jovens. Estes coordenadores são escolhidos entre os participantes das atividades do GERME, que contribuem na apresentação de casos nas reuniões mensais ou aulas.

Com o decorrer do tempo, criou-se, de maneira informal e espontânea, um conselho de curadores composto por ex-coordenadores que norteiam e colaboram com o trio de coordenadores executivos em atividade. Dessa forma, o comando do GERME é impessoal, obedece a alternância bienal dos coordenadores executivos e é abrangente do ponto de vista político, territorial e quanto à faixa etária de seus componentes, estando ali representados a maior parte dos serviços acadêmicos e privados, assim como a juventude e experiência salutarmente mescladas e somadas. Nesses anos, sucederam-se múltiplos coordenadores, e todos contribuíram para a maturidade do GERME.
Criou-se um modus-operandi justo, eficiente e produtivo, que culminou no primeiro Curso Anual do GERME em 2011, cujo tema foi “Joelho” – um sucesso de público e crítica. Seguiram-se “Pé e Tornozelo” (2012), “Ombro e Cintura Escapular” (2013), “Coluna Vertebral” (2014), “Músculos, Tendões e Ênteses” (2015), “Mão e Punho” (2016), “Quadril” (2017), repetimos “Joelho” (2018), “Pé e Tornozelo” (2019), “Reumatologia” (2020), “Radiologia Pediátrica” (2021), “Intervenção” (2022), “Medicina Esportiva” (2023), “Oncologia” (2024) e “Infecção” (2025). O sucesso dos cursos temáticos anuais foi tão grande que, por vários anos, como o teatro do hotel Maksoud Plaza, com capacidade de 450 lugares, ficava lotado, teve-se que organizar uma segunda sala com 200 lugares, com a transmissão ao vivo da aula realizada no teatro.
Desde o início, o Curso Anual do GERME atraiu radiologistas interessados no sistema musculoesquelético de todo o país e, mais recentemente, de países da América Latina. Radiologistas de outros estados e outros países, assim como médicos de outras especialidades, participam do programa de aulas e discussões nos cursos temáticos.
As reuniões mensais de discussão de casos, habitualmente na primeira quinta-feira, eram realizadas em salas de hotéis como Maksoud Plaza. A SPR investiu num modelo híbrido presencial e online para aumentar o alcance do público tanto na capital, quanto no interior, abrangendo cidades como Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto. Durante e após a pandemia, as reuniões se tornaram apenas online, sendo que a média de participação é de 80-90 pessoas, com apresentação de uma média de 8 a 10 casos, discutidos pelos coordenadores e orientadores dos respectivos casos.
Ao longo desses anos, promovemos intercâmbios com outras especialidades médicas e com sociedades estrangeiras como o GETROA – com a qual realizamos o Congresso Comum GETROA-GEL-GERME na Jornada Paulista de Radiologia de 2001, contando com a presença de aproximadamente 150 franceses. Em 2009, o ano da França no Brasil, que celebrou a interação em diversas áreas como cultura, gastronomia e esporte, realizamos o Congresso Franco-Latino-Americano na JPR. Posteriormente, celebramos parcerias bienais com o RSNA e com as diferentes sociedades latino-americanas.
O GERME sempre foi sucesso de público, seja nos Grupos de Estudos mensais, nos cursos temáticos anuais ou mesmo na sala da Jornada. Tanto sucesso que, assim que a JPR foi para o Transamerica Expo, o curso de musculoesquelético ocupa a maior sala, justamente por atrair o maior número de inscritos por subespecialidade.
O GERME é uma incubadora de novos talentos, sendo que o conhecimento e as boas práticas são compartilhados para que a nossa subespecialidade seja cada vez mais reconhecida.
O desafio atual é manter o espírito e a união institucional da Sociedade Paulista de Radiologia, buscar a excelência na educação baseada em evidências e impulsionar a produção científica de qualidade.
Coordenadores que já passaram pelo GERME:
2003 a 2005
Dr. Mauro Brandão
Dr. Renato A. Sernik
Dr. Xavier Stump
2006 – 2007
Dr. Artur da Rocha C. Fernandes
Dr. Marcelo Bordalo
Dra. Cláudia Yamaguchi
2008 – 2009
Dr. Carlos Homsi
Dra. Denise Tokechi
Dr. Marcelo N. Simão
2010 – 2011
Dr. Conrado Cavalcanti
Dr. Jader Silva
Dr. Luiz Guilherme Hartmann
2012 – 2013
Dr. Alípio G. Ormond Filho
Dr. André Y. Aihara
Dr. Marcelo Bordalo
2014 – 2015
Dr. André Fukunishi Yamada
Dr. Michel Doud Crema
Dr. Xavier Stump
2016 – 2017
Dr. Marcelo Novelino Simão
Dr. Fabiano Nassar
Dr. Felipe Ferreira de Souza
2018 – 2019
Dr. Flávio Duarte Silva
Dr. Marcelo Bordalo Rodrigues
Dr. Paulo Victor Partezani Helito
2020 – 2021
Dr. André Yui Aihara
Dr. Afrânio dos Reis Teixeira Neto
Dr. Marcello Henrique Nogueira-Barbosa
2022 – 2023
Dr. Fernando Bernardes Maia Diniz Ferreira
Dr. Rafael Baches Jorge
Dra. Viviane Sayuri Yamachira
2024 – 2025
Dr. Júlio Brandão Guimarães
Dr. Marco de Andrade Bianchi
Dr. Paulo Moraes Agnollitto