Eventos SPR
GERME

GERME: uma trajetória diferenciada!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Drs. Xavier Stump, Artur Fernandes, Carlos Homsi e Denise Tokechi

 

O GERME (Grupo de Estudos de Radiologia Musculoesquelética), embrião dos Grupos de Estudos da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), nasceu sem pedra fundamental e com dia incerto no ano 2000. Surgiu de uma necessidade de trocas de experiência em uma época em que a subespecialidade de radiologia musculoesquelética engatinhava, moldado no grupo de estudos francês da área – na época GETROA, atualmente SIMS. Época de poucas certezas e literatura escassa. A curva de aprendizado na avaliação condral, meniscal, ligamentar e labral era árdua, pois não tínhamos transdutores de USG de tão alta frequência, os equipamentos de RM não tinham tanta resolução, muitos eram de baixo campo (0,5 T) e tínhamos de lançar mão de artroTC ou artroRM.

O grupo foi uma ação entre amigos muito comprometidos, composto por radiologistas de serviços universitários e privados da capital e do interior. Eram apresentados casos confirmados ou não para serem discutidos pelos presentes. Trazíamos nossas dúvidas e compartilhávamos protocolos. As reuniões eram realizadas fazendo rodízio nos auditórios das diferentes instituições. Em algumas reuniões, convidávamos colegas de outras especialidades (ortopedistas, neurocirurgiões e reumatologistas). Não havia regras definidas; com o tempo, o grupo se consolidou, cresceu livre e amparado pela SPR.

O GERME foi o primeiro Grupo de Estudos da SPR, organizado oficialmente como reunião mensal em 3 de abril de 2003. O modelo deu tão certo que impulsionou e inspirou a criação dos outros grupos da entidade, originando um modelo de evento inédito na época e muito adequado à realidade dos profissionais.

Desenvolveu um modelo baseado na alternância de coordenadores, que acompanha o biênio de cada diretoria da SPR, sendo composto por três componentes, um deles mais experiente e outros dois mais jovens. Estes coordenadores são escolhidos entre os participantes das atividades do GERME, que contribuem na apresentação de casos nas reuniões mensais ou aulas.

Coordenadores do GERME no Biênio 2025-2027: Drs. Adham do Amaral, Leonor Savarese, Denise Tokechi Amaral e Pedro Henrique Ramos
Coordenadores do GERME no Biênio 2025-2027: Drs. Adham do Amaral, Leonor Savarese, Denise Tokechi Amaral e Pedro Henrique Ramos

Com o decorrer do tempo, criou-se, de maneira informal e espontânea, um conselho de curadores composto por ex-coordenadores que norteiam e colaboram com o trio de coordenadores executivos em atividade. Dessa forma, o comando do GERME é impessoal, obedece a alternância bienal dos coordenadores executivos e é abrangente do ponto de vista político, territorial e quanto à faixa etária de seus componentes, estando ali representados a maior parte dos serviços acadêmicos e privados, assim como a juventude e experiência salutarmente mescladas e somadas. Nesses anos, sucederam-se múltiplos coordenadores, e todos contribuíram para a maturidade do GERME.

Criou-se um modus-operandi justo, eficiente e produtivo, que culminou no primeiro Curso Anual do GERME em 2011, cujo tema foi “Joelho” – um sucesso de público e crítica. Seguiram-se “Pé e Tornozelo” (2012), “Ombro e Cintura Escapular” (2013), “Coluna Vertebral” (2014), “Músculos, Tendões e Ênteses” (2015), “Mão  e Punho” (2016), “Quadril” (2017), repetimos “Joelho” (2018), “Pé e Tornozelo” (2019), “Reumatologia” (2020), “Radiologia Pediátrica” (2021), “Intervenção” (2022), “Medicina Esportiva” (2023), “Oncologia” (2024) e “Infecção” (2025). O sucesso dos cursos temáticos anuais foi tão grande que, por vários anos, como o teatro do hotel Maksoud Plaza, com capacidade de 450 lugares, ficava lotado, teve-se que organizar uma segunda sala com 200 lugares, com a transmissão ao vivo da aula realizada no teatro.

Desde o início, o Curso Anual do GERME atraiu radiologistas interessados no sistema musculoesquelético de todo o país e, mais recentemente, de países da América Latina. Radiologistas de outros estados e outros países, assim como médicos de outras especialidades, participam do programa de aulas e discussões nos cursos temáticos.

As reuniões mensais de discussão de casos, habitualmente na primeira quinta-feira, eram realizadas em salas de hotéis como Maksoud Plaza. A SPR investiu num modelo híbrido presencial e online para aumentar o alcance do público tanto na capital, quanto no interior, abrangendo cidades como Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto. Durante e após a pandemia, as reuniões se tornaram apenas online, sendo que a média de participação é de 80-90 pessoas, com apresentação de uma média de 8 a 10 casos, discutidos pelos coordenadores e orientadores dos respectivos casos.

Ao longo desses anos, promovemos intercâmbios com outras especialidades médicas e com sociedades estrangeiras como o GETROA – com a qual realizamos o Congresso Comum GETROA-GEL-GERME na Jornada Paulista de Radiologia de 2001, contando com a presença de aproximadamente 150 franceses. Em 2009, o ano da França no Brasil, que celebrou a interação em diversas áreas como cultura, gastronomia e esporte, realizamos o Congresso Franco-Latino-Americano na JPR. Posteriormente, celebramos parcerias bienais com o RSNA e com as diferentes sociedades latino-americanas.

O GERME sempre foi sucesso de público, seja nos Grupos de Estudos mensais, nos cursos temáticos anuais ou mesmo na sala da Jornada. Tanto sucesso que, assim que a JPR foi para o Transamerica Expo, o curso de musculoesquelético ocupa a maior sala, justamente por atrair o maior número de inscritos por subespecialidade.

O GERME é uma incubadora de novos talentos, sendo que o conhecimento e as boas práticas são compartilhados para que a nossa subespecialidade seja cada vez mais reconhecida.

O desafio atual é manter o espírito e a união institucional da Sociedade Paulista de Radiologia, buscar a excelência na educação baseada em evidências e impulsionar a produção científica de qualidade.

 

Coordenadores que já passaram pelo GERME:

2003 a 2005
Dr. Mauro Brandão
Dr. Renato A. Sernik
Dr. Xavier Stump

2006 – 2007
Dr. Artur da Rocha C. Fernandes
Dr. Marcelo Bordalo
Dra. Cláudia Yamaguchi

2008 – 2009
Dr. Carlos Homsi
Dra. Denise Tokechi
Dr. Marcelo N. Simão

2010 – 2011
Dr. Conrado Cavalcanti
Dr. Jader Silva
Dr. Luiz Guilherme Hartmann

2012 – 2013
Dr. Alípio G. Ormond Filho
Dr. André Y. Aihara
Dr. Marcelo Bordalo

2014 – 2015
Dr. André Fukunishi Yamada
Dr. Michel Doud Crema
Dr. Xavier Stump

2016 – 2017
Dr. Marcelo Novelino Simão
Dr. Fabiano Nassar
Dr. Felipe Ferreira de Souza

2018 – 2019
Dr. Flávio Duarte Silva
Dr. Marcelo Bordalo Rodrigues
Dr. Paulo Victor Partezani Helito

2020 – 2021
Dr. André Yui Aihara
Dr. Afrânio dos Reis Teixeira Neto
Dr. Marcello Henrique Nogueira-Barbosa

2022 – 2023
Dr. Fernando Bernardes Maia Diniz Ferreira
Dr. Rafael Baches Jorge
Dra. Viviane Sayuri Yamachira

2024 – 2025
Dr. Júlio Brandão Guimarães
Dr. Marco de Andrade Bianchi
Dr. Paulo Moraes Agnollitto