JPR 2023

Com casos incomuns, CCRP encerra o segundo dia de evento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fotos: Márcio Norris e Paula Viecelli

Veja as fotos da JPR 2023:

 

A Sessão Plenária de Interpretação de Casos, coordenada pela Dra. Yoshino Tamaki Sameshima, fechou a sexta-feira da JPR. Nela, quatro casos raros e complexos são apresentados aos profissionais, que os estudam com antecedência e apresentam seu raciocínio para argumentar a escolha de determinado diagnóstico.

No início da sessão, a coordenadora se encarregou de apresentar os radiologistas, com currículo, fotos pessoais e curiosidades. Os médicos foram: Drs. Márcio Valente Yamada Sawamura, Regina Lúcia Elia Gomes, José Lipsich e Rodrigo Oliveira Carvalho de Aguiar.

A partir das características dos pacientes e dos exames de imagens realizados, diversos possíveis diagnósticos foram supostos. Entretanto, com a análise minuciosa de cada imagem, os próprios profissionais já refutavam algumas hipóteses com comparativos e artigos científicos.

Dra. Yoshino apresenta o primeiro participante.

Os médicos e seus respectivos casos foram:

  • Márcio Valente Yamada Sawamura – Adenocarcinoma mucinoso multifocal associado à malformação congênita das vias aéreas pulmonares
  • Regina Lúcia Elia Gomes – Schwannoma traqueal
  • José Lipsich – Cisto de duplicação gástrica associada à duplicação pancreática (lobo pancreático acessório) com pseudocisto de pâncreas
  • Rodrigo Oliveira Carvalho de Aguiar – Condrossarcoma mixoide extraesquelético

Todos acertaram o diagnóstico final! Parabéns!

Participantes com a Dra. Yoshino ao final da CCRP.