JPR 2023

Diagnósticos neurológicos histopatológicos é tema de lançamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

 

Fotos: Carol Cassiano

Veja as fotos da JPR 2023:

 

Uma das grandes dificuldades da área de neurorradiologia é confirmar os caso que chegam às mãos dos médicos diariamente. Muitas vezes o paciente muda de hospital ou de médico e os casos acabam se perdendo, o que prejudica o estudo principalmente dos estudantes de residência. Pensando em preencher este vácuo foi que o Dr. Marcos Rosa coordenou a escrita do livro “Diagnósticos em Neurorradiologia”, lançado durante a JPR 2023.

Segundo o médico, que também é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o livro surgiu a partir de conteúdos discutidos em uma reunião mensal na instituição, onde clínicos, neurologistas, neurocirurgiões, patologistas e radiologistas analisavam casos de seus pacientes. E foi levando em consideração que a falta de confirmação histopatológica desses quadros é um desafio, que o Dr. Marcos reuniu 30 casos, explicados por meio de 120 imagens, com diagnósticos seguros, o que ele define como o grande diferencial do livro. 

“O livro possui casos discutidos desde 2016 e que nós entendemos que seria oportuno colocar aquilo que aprendemos à disposição para que residentes e médicos mais jovens possam melhorar seus conhecimentos. Neste trabalho, todos os casos têm confirmação histopatológica, exceto um, que o diagnóstico veio por meio do teste genético”, afirma o Dr. Marcos Rosa.