JPR 2023

Eduardo Isfer lança ‘Medicina Fetal’ em versão impressa e online

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Foto: Carol Cassiano

Eduardo Isfer traz em primeira mão à JPR 2023 a segunda edição do livro ‘Medicina Fetal – Diagnóstico Pré-natal e Conduta’. O autor conta que a obra foi revisada e ampliada e reúne em mais de 1.500 páginas, artigos de especialistas nacionais e estrangeiros. “É um grande prazer ter conduzido todo esse trabalho. Eu participo da International Fetal Medicine and Surgery Society e incluí 15 artigos de especialistas parceiros sobre o que há de mais moderno nessa área”, conta.

A primeira edição, de 1996, tinha perto de 600 páginas e foi a primeira nacional de um livro de medicina fetal de maneira bem ampla. Infecções congênitas, malformações, vitalidade e rastreamento diagnóstico por imagem, ultrassom, ressonância são capítulos que faziam parte do livro e que foram ampliados. “Agora, em 20 seções, seguimos contando essa trajetória e os avanços da medicina fetal e condutas”, explica.

“O livro é como um filho. Para essa segunda edição eu comecei a reunir material há sete anos e mais precisamente nos dois últimos fui finalizando aquilo que entraria na obra. É um material vasto e a editora, então, sugeriu criarmos uma versão online e uma impressa. Assim, reunimos na edição impressa cerca de 50% do conteúdo abordado e o restante ficará online para oferecermos aos leitores um material de pesquisa completo”, destaca.

A etiologia, o diagnóstico, a fisiologia e a fisiopatologia são alguns temas em que as pesquisas foram aprofundadas e atualizadas para os dias de hoje com todos os avanços da medicina fetal: “Eu costumo dizer aos alunos que o livro é excelente para estudar e subsidiar condutas com base nos artigos”.

‘Medicina Fetal – Diagnóstico Pré-natal e Conduta’ é editado pela Thieme Revinter, a mesma que conduziu o lançamento da primeira versão há quase 30 anos. A versão online ficará disponível como e-book. Com o lançamento do livro, Isfer destaca um agradecimento à família e toda a comunidade científica que o subsidiou em sua trajetória.