JPR 2023

Espaço apresenta iniciativas de empresas e debates de casos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fotos: Paula Viecelli 

Veja as fotos da JPR 2023:

 

A especialidade de intervenção contou com um espaço a ela dedicado durante a JPR 2023: a Vila da Intervenção. No local, participantes puderam conferir as iniciativas de empresas no setor e debater casos médicos entre si. 

Entre as apresentações, houve a de uma sonda de alimentação enteral, da Avanos, tendo como distribuidora a CEI (Comércio de Exportação e Importação de Materiais Médicos). A ideia é “aplicar uma sonda sem precisar fazer um procedimento médico tão invasivo, já que há pacientes muito debilitados e fracos”, explicou Marisa Lima, representante técnica da CEI. 

Ainda de acordo com ela, para o procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado para radiologia, onde o estômago é inflado e um orifício é dilatado para permitir a passagem do dilatador. A sonda é então inserida através do dilatador e direcionada para o local adequado. 

Já o CEO da Lynx Medical, Fernando Oliveira, apresentou o aparelho médico para aplicação da técnica de colangioscopia percutânea. “O ganho para o paciente é que ele não vai precisar repetir exames”, explicou. 

Segundo o profissional, a aplicação da técnica pode reduzir o número de exames com resultados inconclusivos, já que o equipamento proporciona uma visualização direta e detalhada das vias biliares.  Essa técnica pode ser particularmente útil em casos de tumores pancreáticos, pancreatite ou doenças hepáticas, por exemplo.

A Vila chamou atenção dos visitantes. “É um ambiente interessante para poder discutir temas específicos relacionados à radiologia intervencionista, reencontrar colegas da especialidade e poder discutir casos”, avaliou Thiago F. Nunes, que é radiologista intervencionista. 

Ele acompanhou a apresentação da empresa Lynx Medical. “O tema foi muito bacana, proveitoso e atual, a tendência é crescer cada vez mais”, avaliou.