JPR 2023

Evento traça perfil do mercado de trabalho na era digital

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fotos: Paula Viecelli

Veja as fotos da JPR 2023:

 

No sábado, 29 de abril, a JPR recebeu o 2º Encontro de Ligas Acadêmicas, coordenado pelos Drs. Angelo Chelotti Duarte, Antônio José da Rocha, Mayra Veloso Ayrimoraes Soares e Ubenicio Silveira Dias Junior.

Com a participação de importantes nomes da radiologia, o primeiro bloco trouxe três apresentações fundamentais para os acadêmicos pensarem na profissão nos dias atuais, desde as oportunidades de trabalho, até como lidar com as redes sociais. A primeira foi sobre “Por que Escolher Radiologia? Uma Viagem Através da Especialidade e as Oportunidades do Mercado de Trabalho”, com a Dr. Cibele Alves de Carvalho, presidente do CBR.

Para Gabrielle Mafra, estudante de medicina da HUMANITAS (Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos), esse momento foi fundamental para entender o funcionamento do mercado de trabalho, enquanto ainda não está inserida nele: “Nós vimos instruções sobre ele. Como estamos para entrar, é importante saber como se direcionar e como se colocar. Achei extraordinário terem dado essas dicas, sendo pessoas que já estão lá, pessoas que já trabalham na parte da residência”, pontua.

Apresentação de uma das Ligas Acadêmicas

Dr. Felipe Kitamura trouxe a aula “Ser Radiologista no Século 21: É o Fim? Ou um Novo Começo? Guiando o Futuro Radiologista no Mundo da Inteligência Artificial e do ChatGPT”, e aguçou a curiosidade dos participantes – Gabrielle, por exemplo, expôs o quanto foi importante para entender o atual momento da área: “Sobre o ChatGPT, eu não tinha conhecimento, e abriu a minha cabeça para eu entender que, de fato, a medicina está mudando e eu não preciso ter medo de me inserir nesse mercado com uma IA que nós vemos que tem tanto potencial”.

Mariana Barud, também estudante da HUMANITAS, pontuou que essa conversa foi interessante para quebrar paradigmas que até alguns professores estabelecem nas aulas. Além disso, ela comentou que a aula “As Mídias Sociais Pelos Influencers: O Papel das Mídias Sociais na Formação, no Posicionamento de Mercado e na Vida do Jovem Radiologista” trouxe a nova realidade dos profissionais.

“Todas essas questões de mídias digitais que eles trouxeram viraram uma ferramenta de trabalho, tanto para divulgação da especialidade, quanto pela questão profissional. As dicas do que fazer, de como nos instituirmos nisso, de como dar os primeiros passos, foram interessantes. Sei que é uma questão que muita gente vai precisar passar por isso e hoje sabemos que precisamos nos adaptar a nossa nova realidade, que são as redes sociais”, finaliza.

Para finalizar o bloco, Dr. Marcel Koenigkam Santos apresentou “Desvendando a Trajetória de Formação do Médico Radiologista: Conversando Sobre a Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem”, que ajuda os acadêmicos a entenderem o processo não só durante a faculdade, mas também ao chegar no mercado de trabalho. Maycon Vinícius, estudante de medicina da Barão de Mauá, em Ribeirão Preto, enalteceu este momento, relembrando como o radiologista ainda é visto.

“Ver onde dá pra chegar, ter a oportunidade de estar perto de pessoas tão grandes e tão responsáveis; como cursar, como chegar lá… É legal pois temos uma imagem muito fria do radiologista, uma pessoa que fica mais escondida atrás dos computadores, e estar aqui é ver que não, que tem o contato com o paciente. Eu, pelo menos, gosto muito dessa parte, e ver que dá pra ter isso com uma radiologia muito bem desenvolvido, ver os dados, os tipos de áreas que pode cursar, foi um divisor de águas”, exalta.

O segundo bloco trouxe, além da apresentação das ligas acadêmicas, a aula do Dr. Ubenicio, “Desafios e Expectativas do Jovem Radiologista – O Que Eu Tenho, O Que Eu Quero e Que Competências o Mercado Procura?”. Como um dos coordenadores, ele se mostrou muito satisfeito com o resultado deste ano e espera um crescimento ainda maior para a próxima jornada.

“O encontro está acima da expectativa, do que estávamos esperando. O pessoal está super participativo, os acadêmicos empolgados com as palestras, e todas elas com o nível muito bom; sempre buscando e focando nos estudantes, que é esse o objetivo principal desse momento da jornada, e acredito que a cada ano estamos crescendo e trazendo coisas novas”, finaliza.