JPR 2023
Foto Paula Viecelli

Quiz interativo sobre IA agita módulo no 1º dia de evento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Fotos: Paula Viecelli

 

 

Interatividade foi palavra de ordem na aula “Conceito Básicos de Inteligência Artificial para Radiologistas”, apresentada pelo Dr. Felipe Campos Kitamura, na quinta-feira (27), no módulo de Tecnologia e Inovação da JPR. Com um QR Code na tela, os visitantes foram convidados a cadastrarem um personagem e participarem de um quiz especial sobre inteligência artificial, por meio do aplicativo Kahoot. 

Entre as perguntas do quiz, foram abordados assuntos como a acurácia de softwares, testes de algoritmo, regulamentação de Software as a Medical Device (SaMD). Todos acompanhavam na tela a quantidade de participantes que responderam cada uma das alternativas e, em cada pergunta, o moderador explicava o motivo da alternativa correta. 

Por exemplo, para a pergunta “empresa tem software com acurácia acima de 99%, achei interessante e tenho orçamento aprovado. Qual o próximo passo?”, a resposta correta era “suspeitar desta acurácia”. A explicação está no fato de que isto pode ser um equívoco comum quando uma doença tem um prevalência muito baixa, induzindo a uma falsa medição do indicador. 

Ao final, três participantes ficaram no pódio: em 1º lugar, FD (com 6.168 pontos), seguido de 337 e Eduardo, com 7.336 e 6.028 pontos, respectivamente. 

Dr. Kitamura destaca que o momento foi essencial para aproximar os profissionais de saúde da inteligência artificial, “que geralmente é um tema árduo”. “Nós sempre pensamos no lado educacional das palestras e das aulas, e o fato de fazer uma sessão interativa ajuda os participantes a estarem mais próximos e poderem opinar e ver como as outras pessoas opinaram. Esta interatividade traz participação e engajamento.” 

A aula foi elogiada entre os participantes. “Achei bem interessante essa iniciativa com Kahoot (aplicativo) que se utilizou da interação. A aula foi bem produtiva e muitas pessoas participaram. A interação amplifica e reforça o aprendizado”, destacou Bruno Lima Moreira, médico radiologista. 

O médico também se disse empolgado por acompanhar as próximas programações da JPR 2023. “Tem muita coisa ainda boa por vir, a programação da JPR promete.”

 Dr. Paulo Eduardo de Aguiar Kuriki, além de ser um dos palestrantes do Jornada, se manteve na sala após sua apresentação e respondeu ao quiz, conquistando o terceiro lugar. “Achei muito proveitosas estas aulas de tecnologia da informação”, destacou. E finalizou: “A Jornada tem qualidade há muitos anos e a expectativa para este ano, compre sempre, é alta”. 

Outros aprendizados

Além da apresentação do Dr. Kitamura, outras duas aulas fizeram parte do primeiro bloco de aulas –  “Como Fazer Uma Comparação Estatística de Compatibilidade para Ferramentas de IA” e “Entendendo o Processamento de Linguagem Natural (NPL)”, na sala J.

Dr. Kuriki apresentou uma alternativa para comparar duas ferramentas e verificar se é possível aproveitar os dados entre elas. A ideia é que os médicos mantenham o que há de mais atual no mercado. “Na área médica um problema é o profissional já estar com uma ferramenta há muito tempo, aparecer uma ferramenta nova com vantagem e o profissional ficar preso devido à informação evolutiva”, explicou.

Já o Dr. Fabio Augusto Ribeiro Dalpra indicou estratégias para procurar casos em comum em grandes bases de dados, utilizando a inteligência artificial, o que auxiliaria também a encontrar e comunicar achados críticos.