JPR 2023
Carol Cassiano

RadioGraphics visita a JPR e incentiva pesquisa acadêmica

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Foto: Carol Cassiano

 

Moderada pelo Dr. Luiz Celso Hygino da Cruz Jr., o módulo de Educação e Introdução à Pesquisa movimentou a JPR com muito aprendizado e incentivo a publicações científicas. Em um bloco dividido em cinco aulas curtas, representantes do suporte internacional da RadioGraphics, apresentaram características essenciais para publicações de pôsteres. 

Dr. Antonio Luna Alcala, de Madrid, comentou a realidade da pesquisa nos países da América Latina, apontando desafios como o fato de apenas 41% deles oferecerem bolsas de subespecialidade em radiologia, aliado a barreiras como escassez de mentores experientes, recursos limitados, currículos desatualizados e acesso restrito a conhecimento atualizado. 

E é justamente neste cenário que diversos projetos de incentivo à pesquisa estão sendo lançados, além de veículos que contêm as regras adequadas de publicação. A iniciativa apresentada na JPR, inclusive, é uma das ações. “A parceria da SPR com a revista RadioGraphics começou em novembro de 2022, e já se reflete na qualidade dos trabalhos enviados este ano à JPR”, comemora o moderador do módulo. 

A ideia é incentivar a publicação dos pesquisadores brasileiros no periódico internacional. Desta forma, o mentor estrangeiro seria incluído entre os autores do manuscrito, mas o primeiro autor sênior seria o responsável principal pela pesquisa. 

Dra. Patrícia Balthazar apresentou características para criar um Education Exhibit premiado no Congresso da RSNA, como apresentar um trabalho com tópico de interesse geral ou focado, atual ou avançado, além de estar baseado em evidências e apresentar uma boa aparência visual. Vale também consultar a RadioGraphics Needs List de 2023 e verificar os tópicos abordados. 

Dr. Felipe Torres Pacheco, um dos autores premiados da RSNA, destacou que é necessário aproveitar a jornada até conquistar uma premiação ou mesmo publicação. “Conseguir publicar é legal, mas aprendemos muito no projeto, tanto no networking profissional quanto no aprendizado de cada assunto”, destacou. 

O conteúdo atraiu também visitantes de outros Estados. “Tenho interesse no futuro de ir para os Estados Unidos e é muito importante que no currículo a gente desenvolva a capacidade de pesquisa e ferramentas para penetrar neste meio, que não é muito estimulado no Brasil”, explicou Ferdinand Duenas, médico radiologista do estado do Rio de Janeiro.

A RadioGraphics é a principal revista educacional da RSNA e tem apresentado um crescimento exponencial em seu fator de impacto nos últimos anos. Em 2021, o fator de impacto alcançou a marca de 6.312, com um total de 17.881 citações, em comparação com o valor de 5.333 registrado em 2020. Essas informações foram divulgadas na atualização de 2022 do Journal Citation Reports (JCR).