JPR 2024

Conheça professores estrangeiros da JPR 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Conheça, a seguir, alguns dos profissionais que atuam no exterior, já confirmados para o evento!

 

Dr. Eduardo J. Mortani Barbosa Jr. dará quatro aulas em Educação e Introdução à Pesquisa e Tórax

“Sou cidadão brasileiro, formado em Medicina pela USP e com residência pelo InRad-HCFMUSP. Em 2016 e 2017, participei na JPR como professor, em pessoa, ministrando 5 aulas, além de diversas sessões de perguntas e respostas. Em 2021, durante a pandemia, participei novamente como professor, desta vez virtualmente, com uma aula pré-gravada.

A JPR é o maior evento de Radiologia da América Latina, cuja qualidade é comparável aos melhores eventos do mundo, como o RSNA e o ECR, e como tal tem significativa influência sobre profissionais de Radiologia. A evolução dos módulos da JPR, em cooperação com a RSNA, tornará o conteúdo ainda mais relevante para os congressistas, que buscam não apenas atualização profissional, mas também um melhor entendimento das tendências, desafios e rumos da especialidade, assim como a oportunidade de interagir com líderes.

Eu sou responsável, representando a RSNA, pelo módulo de pesquisa e educação, em parceria com o Dr. Marcel Koenigkam Santos pela SPR. Montamos uma grade moderna e alinhada com os interesses e necessidades do profissional de imagem médica em 2024. Em minhas aulas, pretendo enfatizar temas que são tanto estado-da-arte em ciência quanto tópicos importantes para a prática do médico radiologista. Por exemplo, minha aula sobre opções de aprimoramento profissional nos EUA será eminentemente prática. Minha aula sobre laudo estruturado enfatizará aspectos práticos de implementação ao mesmo tempo que explorará a fronteira da tecnologia de informação. Por fim, darei duas aulas que abordarão inteligência artificial (IA) em diferentes contextos: 1) do planejamento a execução de projetos de pesquisa em Radiologia utilizando IA, e 2) aplicação em Radiologia torácica para avaliação de nódulos pulmonares. Meu objetivo é desmistificar IA discutindo fundamentos e aplicações, de forma a incentivar debate e reflexão.

Este é o ano do décimo aniversário da parceria bienal entre RSNA e JPR. Como a JPR é um congresso de grande porte e enorme complexidade, requerendo centenas de professores e palestrantes abrangendo todas as subespecialidades da Radiologia, a parceria com a RSNA viabiliza o acesso a professores renomados de centros de excelência na América do Norte, complementado o portfólio de professores altamente qualificados da SPR numa relação colaborativa, assim beneficiando todos os congressistas da JPR, que tem acesso a fronteira do conhecimento e ao que existe de melhor em ciência, educação e prática profissional na Radiologia global.

Vivemos uma era de rápida aceleração do progresso científico e tecnológico. A Radiologia mudou dramaticamente desde o final do século XIX, quando só tínhamos radiografias. Hoje temos dezenas de métodos sofisticados que avaliam detalhes de anatomia humana e processos fisiopatológicos. É inconcebível imaginar a prática médica moderna sem a Radiologia. Por ser a especialidade com maior incorporação tecnológica na Medicina, estamos na fronteira do desenvolvimento e implementação de algoritmos e sistemas baseados em inteligência artificial (IA), a qual tem imenso potencial para aprimorar muitos aspectos de nossa prática profissional, mas também traz múltiplos e novos riscos. IA avança velozmente, e seu impacto na Radiologia está apenas se iniciando. Cabe a nós, professores e profissionais da área, através de congressos como a JPR, trabalhar conjuntamente com médicos, profissionais de saúde e reguladores de forma a garantir que o desenvolvimento e implementação de IA aconteça de forma gradual, ponderada e ética, sempre considerando o benefício para o paciente e para a sociedade como um todo.”

Dr. Eduardo J. Mortani Barbosa Jr.

Professor Associado de Radiologia na Universidade da Pensilvânia, professor permanente da Perelman School of Medicine, duplo conselho certificado em radiologia diagnóstica (American Board of Radiology; Colégio Brasileiro de Radiologia) com especialização em subespecialidades em TC cardiotorácica, RM, PET/CT e procedimentos intervencionistas (biópsias torácicas guiadas por TC). Atua como diretor da modalidade de tomografia computadorizada torácica e é responsável pelos protocolos de tomografia computadorizada e modelos de relatórios estruturados na seção cardiotorácica da Penn. Recentemente, concluiu um MBA na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, uma das principais escolas de negócios do mundo, onde se formou com louvor e como Palmer Scholar, a mais alta honraria concedida pela Wharton por seu desempenho acadêmico extraordinariamente alto e consistente.

 

 

Dr. Kambiz Motamedi dará três aulas em Musculoesquelético

“Já estive no Brasil há cerca de 20 anos, no Rio de Janeiro, como turista, e nunca fui à JPR. Acredito que será uma conferência científica emocionante com um público vibrante.

Nas minhas aulas, os participantes poderão adquirir conhecimento atualizado sobre o gerenciamento de imagens de sarcoma de tecidos moles, bem como habilidade para biopsiá-los com eficiência. Além disso, adquirir conhecimento sobre quando usar ressonância magnética ou ultrassom para evolução de lesões musculares e patologia. Em minhas abordagens, usarei apresentações práticas envolventes e participação ativa em painéis de discussão.

Esse tipo de parceria entre a RSNA e a SPR para congressos é muito importante. São duas importantes sociedades globais de radiologia que só podem melhorar o avanço da ciência de imagem e da medicina relacionada à radiologia, trabalhando juntas e colaborando em uma plataforma global.

Olhando para o futuro, acredito que a tendência na área seja o aumento do uso de IA e de deep learning para auxiliar na interpretação mais precisa do material de imagem. O profissionais devem buscar a interpretação precisa de imagens com ferramentas mais eficientes para diminuir erros e aumentar a segurança do paciente e, portanto, melhorar os cuidados de saúde.”

Dr. Kambiz Motamedi

Professor Clínico de Radiologia e Cirurgia Ortopédica na Escola de Medicina David Geffen da UCLA. Chefe interino da seção de imagens e intervenções musculoesqueléticas, bem como diretor médico do UCLA Beach Imaging and Interventional Center em Santa Monica, CA. Ele compartilha as responsabilidades clínicas da seção musculoesquelética, incluindo interpretação de imagens, consultas e procedimentos intervencionistas. O Dr. Motamedi também supervisiona residentes e bolsistas de radiologia em suas atividades clínicas e acadêmicas, como os projetos anuais de melhoria da qualidade. É participante ativo em diversas conferências multidisciplinares recorrentes relacionadas com oncologia musculoesquelética, artroscopia e medicina desportiva.

 

Dra. Mylene T. Truong dará três aulas de Tórax

“Esta será minha primeira vez no Brasil. Estou muito entusiasmada e grata pela oportunidade de participar da JPR.

Ao longo dos anos, ouvi falar da JPR através de meus amigos da América do Sul, incluindo Brasil, Colômbia e Chile. As pessoas costumam descrevê-la como a ‘RSNA da América do Sul’ em termos de magnitude e escopo. Estou realmente ansiosa para conhecer todos e ver como funcionam as traduções para inglês e espanhol.

Vou conduzir três aulas e minha abordagem é mostrar muitas imagens. A primeira é o Lung RADs, um sistema de classificação usado para rastreamento de câncer de pulmão em pacientes fumantes inveterados. A segunda aula é sobre o aspecto imagiológico da imunoterapia para pacientes com câncer de pulmão. O que parece ser uma progressão da doença pode ser na verdade ser uma ‘pseudoprogressão’, e quanto mais tempo passa, vemos uma boa resposta à imunoterapia. E o último tópico são as armadilhas da PET/CT, em que condições infecciosas ou inflamatórias podem mimetizar malignidade.

Acho que a parceria entre a SPR e a RSNA é muito importante. Beneficia não apenas nossas respectivas sociedades, mas também nos permite construir relacionamentos com colegas no Brasil, bem como com colegas em outros países sul-americanos.

Meu trabalho é na imagem do tórax para pacientes oncológicos. Atualmente, temos propostas de revisões do sistema de estadiamento para câncer de pulmão e malignidade do timo com a 9ª edição do sistema de estadiamento TNM (tumor, nódulo, metástase). Nos próximos anos, a radiômica será uma área de estudo interessante, onde um grande número de características quantitativas serão extraídas de imagens médicas que podem ser usadas para determinar o prognóstico ou prever a resposta à terapia.

Dra. Mylene T. Truong

Professora de Radiologia e Presidente interina do Departamento de Imagem Torácica da Universidade do Texas, MD Anderson Cancer Center, Houston, Texas. Presidente do Boletim Diário da Sociedade de Radiologia da América do Norte, editora assistente de imagens de tórax da revista Radiographics e Presidente-eleita da Sociedade de Radiologia Torácica. Concluiu residência em radiologia na Universidade McGill em Montreal, Quebec, Canadá, e bolsa de estudos em imagens torácicas no Massachusetts General Hospital. Sua área de especialização é imagem oncológica torácica. Está interessada no papel dos exames de imagem no estadiamento, avaliação da resposta ao tratamento e complicações pós-terapia de pacientes oncológicos, incluindo aqueles com doenças malignas no pulmão, esôfago, pleura e timo.