JPR 2024

Coordenadores da JPR falam sobre seus módulos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Confira, a seguir, depoimentos de coordenadores de alguns dos módulos e cursos apresentados no evento

 

Cabeça e Pescoço

“Queremos este ano superar a expectativa de número de congressistas frequentando as aulas do módulo de cabeça e pescoço, com uma experiência educacional enriquecedora e com um feedback positivo do programa oferecido.

Os congressistas verão um conteúdo científico com o que há de mais atual e inovador na especialidade, com uma visão aprofundada e de aplicação na prática radiológica.

Contaremos com três professores convidados dos Estados Unidos, México e Argentina, com aulas integradas aos módulos focados em oncologia, alterações cervicais e abordagem baseada em sintomas. Dentre os temas em destaque podemos citar Ressonância Magnética Fetal em Cabeça e Pescoço, da Dra. Tatiana Fazecas, Aplicações da Neurografia em Cabeça e Pescoço, da Dra. Eloisa Gebrim, e as Aplicações da TC Ultra High Resolution, da Dra. Carolina Soares.

A parceria com a RSNA desempenhou o papel na ampliação do escopo no nosso módulo, permitindo trazer uma perspectiva internacional e promover uma abordagem global sobre os casos e discussões que serão apresentados.

Gostaríamos de ressaltar a importância da atividade SPR TV, que trará o passo a passo do protocolo de avaliação dos pacientes com doença de Ménière.

Aguardamos todos vocês na JPR 2024!”

 

 

Educação e Introdução à Pesquisa

“O módulo este ano será excelente. Mantivemos a parceria com a RadioGraphics, em uma sessão especial. Além disso, estaremos recebendo o Dr. Eduardo Barbosa, brasileiro radicado nos Estados Unidos há muitos anos, que compartilhará conosco não somente seus conhecimentos em radiologia, mas também sua experiência trabalhando em uma das principais instituições de ensino e pesquisa em radiologia do mundo. A grade foi montada com bastante cuidado, para oferecer aos congressistas um conteúdo de muita qualidade.

Como fazemos todos os anos, estaremos mesclando aulas que falam sobre a educação em radiologia, com a pesquisa científica. Na parte de educação, o conteúdo aborda os sistemas de treinamento em radiologia e os sistemas de laudo, incluindo o laudo estruturado. Na parte de pesquisa, temos a inteligência artificial como foco, assunto que certamente também será abordado em muitos outros módulos da jornada, devido à sua relevância no contexto atual da radiologia.

Além do Dr. Eduardo Barbosa, dos EUA, vale destacar a presença do Dr. Kevin Macgill, professor de radiologia na Universidade da Califórnia em São Francisco, também com atuação marcante na International Skeletal Society (ISS), RSNA e na Socitey of Skeletal Radiology (SSR).

A parceria com a RSNA certamente torna o módulo mais interessante e atraente. Como já comentado, teremos uma sessão toda dedicada à parceria com a RadioGraphics, ilustrando o ensejo da SPR em auxiliar os autores brasileiros a enviarem mais e melhores trabalhos para o Congresso da RSNA. Além disso, a SPR busca auxiliar os autores a publicarem seus trabalhos na revista RadioGraphics, a mais importante revista de conteúdo didático (ensino) da radiologia mundial.”

 

Imagem da Mulher – Obstetrícia e Medicina Fetal

“A expectativa para este ano é muito grande e estou muito empolgado com mais uma JPR. A JPR é o maior e mais importante evento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da América Latina, e atingiu esta posição de destaque pela qualidade da sua programação científica e dos professores convidados.

Sempre preparamos a programação científica com muito cuidado, pensando em nossos participantes, e nos temas mais atuais e importantes da nossa especialidade. É um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Espero que todos aprovem a programação deste ano.

 O conteúdo desenvolvido está muito interessante. Abordaremos temas como diagnósticos no primeiro trimestre, neurossonografia, espectro da placenta acreta, rastreamento da prematuridade, gestação na cicatriz de cesárea, malformações fetais e avaliação da vitalidade fetal.

Cada um dos professores convidados é fundamental e muito importante para a programação científica. Vou mencionar como destaque nossos dois professores estrangeiros convidados: Dra. Anne M. Kennedy (EUA), representando a RSNA, e Dr. Martin Horenstein (Argentina), representando a FAARDIT. A Dra. Anne M. Kennedy é professora de Radiologia e Ciências de Imagem e professora adjunta de Obstetrícia e Ginecologia na University of Utah Health, sendo sua principal área de interesse a ultrassonografia em Obstetrícia e a ressonância magnética fetal. O Dr. Martin Horenstein é especialista em Medicina Materno Fetal, e sua principal área de interesse é o diagnóstico pré-natal.

A RSNA é uma grande parceira da SPR e muito importante para a JPR. Esta é a sexta vez que a SPR e a RSNA estarão juntas novamente promovendo a evolução científica e acadêmica.’

Sérgio Kobayashi

 

 

 

Mama

“Estamos extremamente otimistas em relação ao módulo de mama na JPR 2024. O programa foi cuidadosamente elaborado para abordar uma variedade de temas relevantes na área de imaginologia mamária, refletindo nosso compromisso em oferecer uma experiência enriquecedora aos participantes. Esperamos que os congressistas se envolvam ativamente durante as aulas, interagindo com os professores e aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas que fazem parte de sua prática diária.

Os congressistas podem aguardar um módulo de mama dinâmico e abrangente, que revisitará conceitos fundamentais essenciais para a prática clínica diária, além de explorar inovações e tópicos contemporâneos por meio de discussões multidisciplinares e da expertise de radiologistas reconhecidos, de diferentes instituições, tanto do Estado de São Paulo como de outros Estados.

Neste ano, teremos a honra de receber renomados professores tanto do cenário nacional quanto internacional. Do cenário internacional, destacamos a presença da Dra. Stamatia Destounis, convidada da RSNA, que abordará temas como as atualizações do BIRADS® e o uso da tomossíntese. Teremos também a Dra. Jennifer Harvey, convidada do AIRP, que discutirá aspectos como correlação radiopatológica e comunicação com pacientes, oferecendo uma perspectiva valiosa sobre estes temas.

No cenário nacional, teremos a participação de grandes nomes da imaginologia mamária que, junto aos convidados internacionais, fazem da JPR um dos eventos mais importantes em nosso país.

A parceria com a RSNA representa uma oportunidade extraordinária para enriquecer o conteúdo do módulo de Mama da JPR. Por meio dessa colaboração, podemos contar com a participação de convidados renomados que compartilham suas experiências e conhecimentos, trazendo para a nossa realidade questões discutidas nos principais congressos mundiais. Essa troca de informações e perspectivas enriquece significativamente nossa abordagem educacional, beneficia diretamente os participantes do evento e aprimora a qualidade e eficiência do atendimento aos pacientes. Esperamos por vocês!”