JPR 2024

Coordenadores da JPR falam sobre seus módulos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Confira, a seguir, depoimentos de coordenadores de alguns dos módulos e cursos apresentados no evento.

 

3º Encontro de Ligas Acadêmicas

“O Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas tem crescido a cada ano, algo que esperamos também para 2024, na sua 3ª edição. Este ano, além de aumentarmos o componente interativo do evento, com a participação ativa dos ligantes em muitas das aulas de conteúdo programático, contamos com uma novidade, a Batalha de Ligas, que colocará os representantes das diversas Ligas frente à frente, disputando pelo prêmio final!

Acreditamos que o evento terá importante papel na difícil escolha de um acadêmico pela sua área de especialização, engajando os alunos a conhecer não somente a especialidade, mas o melhor da radiologia, os radiologistas.

As 1ª e 2ª edições do Encontro de Ligas Acadêmicas teve importante papel na decisão de seguirmos em frente com a ideia. A cada um dos eventos, observamos o engajamento, a curiosidade e a dedicação dos acadêmicos em conhecer mais este mundo muitas vezes tão negligenciado pelas faculdades de medicina, a radiologia. Sem dúvidas, o ponto alto das edições anteriores foi a constatação deste engajamento, com a interação dos alunos e dos professores, algo que nos motivou ainda mais em tornar a participação dos ligantes mais ativa. 

A participação das ligas é simples: o representante da liga deverá preencher um formulário, informando seus dados e o número de interessados em participar do evento. Após o preenchimento, enviaremos, assim que disponíveis, os vouchers para a inscrição no evento. 

  • Link para a inscrição da liga: https://forms.gle/53xLtG4Sx3FBFeas6.

Os participantes podem esperar não apenas conhecer o maior Congresso de Radiologia do país, mas aprender mais sobre a especialidade e criar novos laços com outras instituições.

O encontro contará com os temas mais esperados por qualquer aspirante à especialidade, abordando temas desde a residência médica, mercado de trabalho e experiências internacionais, até o polêmico campo da inteligência artificial, este último sendo ministrado pelo Dr. Felipe Campos Kitamura, um dos grandes nomes da área no Brasil.”

 

 

Abdominal, Digestório e Geniturinário

“Esperamos este ano muitos convidados internacionais, vindos da parceria com a RSNA, europeus e também argentinos. Nossa grade conseguiu colocar especialistas que são referências mundiais em suas áreas.

Os convidados nacionais mais uma vez estarão em destaque, com professores de São Paulo e também do restante do Brasil que vão compor um grade atual e variada.

Os congressistas encontrão atualização e também conteúdos de revisão que trazem uma oportunidade de aprender com o olhar das referências nas áreas.

Dr. Alberto Vargas, mais uma vez, estará na JPR, dessa vez coordenando a grade em nome do RSNA e também ministrando aulas de geniturinário, e Dr. Perry Prickhardt vai tratar de temas gastrointestinais e de inteligência artificial.

A parceria com a RSNA foi fundamental para trazermos professores de altíssimo nível e contribuir com os temas do programa. Eles vão contribuir ainda com a Sessão Plenária CCRP da sexta-feira.

Entendemos que nossa grade está em evolução a cada ano. A SPR faz um congresso de nível mundial e o programa de abdome e geniturinário está em linha com essa proposta!”

 

 

Engenharia Clínica

“Nossa expectativa é trazer o olhar da Engenharia Clínica para a área de radiologia em aspectos mais amplos, envolvendo desde a gestão do parque, as mudanças na legislação, os desafios de infraestrutura e projetos. Serão também abordados a sua importância na implementação de inovações sejam elas relacionadas a inteligência Artificial ou a novas tecnologias.

A expectativa com o curso é fornecer uma educação de alta qualidade em engenharia clínica em radiologia, capacitando os participantes com conhecimentos atualizados e relevantes. Espera-se que os participantes compreendam a gestão de tecnologias médicas, enfrentem desafios de infraestrutura e regulamentação, explorem aplicações de inteligência artificial e segurança cibernética, e estejam atualizados sobre inovações em equipamentos de diagnóstico por imagem. Em resumo, o curso visa preparar os participantes para os desafios e oportunidades nesta área em constante evolução.

Os congressistas podem esperar uma programação cuidadosamente preparada com especialistas da área, voltada para a gestão do parque de imagem.

Os painéis tratarão os temas de forma prática e aplicáveis ao dia a dia da Engenharia Clínica.

Os participantes podem esperar uma experiência educativa rica e envolvente, com uma combinação de palestras informativas, discussões interativas e oportunidades de networking, ou seja:

  • Conhecimento Especializado: Palestras ministradas por especialistas renomados da área, fornecendo insights valiosos e informações atualizadas sobre os tópicos em destaque.
  • Exploração de Tendências: Discussões sobre as últimas tendências e avanços em engenharia clínica em radiologia, incluindo o uso de inteligência artificial, inovações em equipamentos médicos e questões de segurança cibernética.
  • Interação e Networking: Oportunidades para interagir com colegas da área, trocar ideias, compartilhar experiências e estabelecer contatos profissionais durante as sessões de discussão, intervalos e visitas à feira técnica.
  • Aplicação Prática: Abordagem de temas práticos, como gestão de tecnologias médicas, processos regulatórios e infraestrutura, com insights sobre como aplicar esse conhecimento na prática clínica e na gestão de serviços de saúde.
  • Acesso a Tecnologias Emergentes: Exposição a tecnologias emergentes e inovações apresentadas por empresas líderes do setor durante as visitas à feira técnica, permitindo aos participantes explorar as últimas soluções e produtos disponíveis no mercado.
  • Perspectivas Futuras: Discussões sobre o futuro da radiologia e da engenharia clínica, incluindo as oportunidades e desafios apresentados pela evolução tecnológica e as mudanças no cenário regulatório e de segurança.

No geral, os participantes podem esperar uma experiência educativa abrangente e enriquecedora, que os capacitará com o conhecimento e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades na área de engenharia clínica em radiologia.

No painel de Gestão de Tecnologias, gostaríamos de destacar Clóvis Porto, que atualmente ocupa o papel de Diretor de Expansão, Engenharia Clínica e Facilities do Grupo Fleury, sendo responsável pela Gestão de um dos maiores parques de imagem do Brasil.

Outro destaque é o Fast Track, que trata de inovação em equipamentos de ressonância magnética que visa reduzir o tempo necessário para a aquisição de imagens, mantendo ou melhorando sua qualidade. Isso proporciona exames mais rápidos e confortáveis para os pacientes, além de aumentar a eficiência operacional dos departamentos de imagem. Essa tecnologia promete abrir novas fronteiras em diagnósticos por imagem, possibilitando intervenções terapêuticas mais oportunas e precisas. No entanto, desafios como comprometimento na qualidade das imagens e custos de implementação precisam ser considerados. Em resumo, o Fast Track representa uma evolução significativa na medicina diagnóstica por imagem, oferecendo diagnósticos mais rápidos e acessíveis.

No Congresso da RSNA foi muito forte a apresentação de ferramentas de inteligência artificial com o Chat GPT, aceleradores para ressonância, entre outros. Essas ferramentas têm a proposta de melhorar tanto o fluxo quanto a assertividade diagnóstica, e isso nos influenciou a montar nosso módulo.

A conexão entre as tecnologias de aquisição de imagem e as evoluções do mercado de tratamento de imagens através das mais modernas tecnologias de software tem sido o foco e sucesso do módulo de Engenharia Clínica na JPR, e por isso convidamos todos os profissionais que se interessem por tecnologia a estarem conosco no dia 03 de maio na 54ª JPR.”