JPR 2024

Coordenadores da JPR falam sobre seus módulos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Organizada pela SPR em conjunto com a Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA), a 54ª Jornada Paulista de Radiologia será realizada de 2 a 5 de maio de 2024, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. A edição de 2024 marca os 10 anos da parceria entre a JPR e a RSNA, que co-organizam a jornada bianualmente.

O período de pré-inscrição vai até 24 de abril – garanta sua vaga.

Serão apresentados cerca de 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, além de cursos para profissionais de áreas correlatas; para isso, a Jornada conta com cerca de 950 professores, brasileiros e estrangeiros – veja a programação do evento.

Confira, a seguir, depoimentos de coordenadores de alguns dos módulos e cursos apresentados no evento. 

 

6ª Jornada de Radiologia Intervencionista

“Estamos nos preparando para 6ª Jornada de Radiologia Intervencionista, um evento que reúne profissionais e especialistas comprometidos com a excelência e inovação. Neste ano, nossas expectativas estão elevadas, pois buscamos superar as conquistas das edições anteriores e proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Ao olharmos para trás e avaliarmos as edições anteriores do congresso, sentimos uma imensa gratidão pelo crescimento e sucesso alcançados. As edições anteriores foram marcadas por debates, apresentações de pesquisas e oportunidades de networking valiosas. Os pontos altos desses eventos incluem a diversidade e profundidade dos temas abordados, desde as técnicas básicas até procedimentos intervencionistas mais complexos e recentemente empregados, sempre valorizando a abordagem multidisciplinar.

Para esta edição, os congressistas podem esperar uma programação abrangente e dinâmica. Estamos comprometidos em oferecer sessões científicas de alto nível, com participação de intervencionistas, radiologistas, oncologistas e cirurgiões, hands-on e atividades interativas que abordarão os desafios e oportunidades da radiologia intervencionista. Além disso, estamos empolgados em anunciar a grande parceria do RSNA tanto na organização do evento como na montagem da programação científica, com a presença de renomados professores convidados nacionais e internacionais, reconhecidos por suas contribuições significativas para o campo.

Entre os palestrantes internacionais, teremos o Dr. Bruno Odísio, do MD Anderson Cancer Center, e a Dra Gloria Salazar, da University of North Carolina at Chapel Hill, abordando temas como intervenção oncológica e saúde da mulher, além da aplicação de IA e robótica dentro da nossa especialidade. Também dedicaremos atenção especial à interação com outras especialidades em sessões sobre manejo de nódulos pulmonares, manejo de nódulos renais, tratamento do carcinoma hepatocelular e discussão multidisciplinar do novo consenso brasileiro em ablação de tireoide, além da abordagem de temas básicos a fim de despertar interesse em radiologistas generalistas, estimulando a execução de procedimentos em cidades brasileiras e instituições que não têm um radiologista intervencionista especialista disponível.

Não podemos deixar de mencionar a importância do networking e da colaboração entre os participantes. O congresso oferecerá inúmeras oportunidades para conectar-se com colegas, trocar experiências e estabelecer parcerias que impulsionarão o avanço da nossa especialidade.

Em suma, estamos ansiosos para receber todos os participantes nesta edição da Jornada de Radiologia Intervencionista. Esperamos que seja um evento enriquecedor, repleto de aprendizado, colaboração e inspiração para todos os envolvidos. Juntos, estamos moldando o futuro desta especialidade médica e transformando a maneira como diagnosticamos e tratamos doenças com precisão e segurança.”

 

 

Imagem Cardiovascular

“O módulo foi muito bem planejado e estamos com grande entusiasmo para aproveitar ao máximo as experiências dos professores estrangeiros e brasileiros. Os temas escolhidos são muito importantes para a atuação na área e temos certeza que serão de grande valia.

Os congressistas podem esperar aulas, discussões e debates de com bases científicas sólidas, além de muita informação de profissionais experientes.

Acreditamos que todos que estão praticando os métodos ou mesmo os que querem iniciar neles irão aproveitar muito com o conteúdo planejado.

É muito difícil para nós destacar temas, porque consideramos cada um deles e cada professor muito importante para a construção de um programa tão forte como este.

Agora, como um importante momento de networking e ampliação dos nossos horizontes na imagem cardiovascular, vale o destaque para os três professores estrangeiros que estarão conosco:

  • Dr. Sanjeev Bhalla – Washington, EUA, um dos representantes e coordenadores da RSNA na área de cardiovascular e que irá nos brindar com cinco aulas e excelentes temas;
  • Dra. Laura Dragonetti – Buenos Aires, Argentina, que fará uma sessão completa para aprofundar sobre a doença de Fabry e a cardiomiopatia hipertrófica;
  • Também estaremos com a professora Dra. Smita Patel – Ann Arbor, EUA, que irá a fundo no tema das anomalias das artérias coronárias.

A RNSA abre portas e fortalece a nossa especialidade. Acreditamos muito no papel do radiologista na imagem cardiovascular e fazer isso com um selo de qualidade imposto por eles nos faz querer crescer cada vez mais.

Todas as nossas atividades são de fundamental importância para a construção de um projeto sólido para a imagem cardiovascular. Sexta, sábado e domingo serão dias de imersão em temas básicos e avançados.

Agora, um dia pelo qual temos um carinho especial é o domingo, quando teremos a tradicional apresentação de casos, alguns muitos raros e outros com apresentações atípicas de doenças comuns, e que nos abre um caminho amplo para discussão e crescimento de todos.

Aguardamos ansiosamente!”

 

 

Imagem da Mulher – Ginecologia

“O programa está bastante diversificado, englobando desde patologias benignas comuns na prática radiológica, como também neoplasias, discussões multidisciplinares e o tão procurado dia especial dedicado à endometriose. Para este, preparamos um programa inédito, trazendo novidades na área, como o resultado do Consenso da Society of Radiologists in Ultrasound e também uma parceria com a RSNA – através da discussão de um artigo brasileiro sobre pós-operatório em endometriose recém-publicado na revista RadiogGraphics e que contará com a participação especial da editora Dra. Cookie Menias e da Dra Priyanka Jha, da Stanford University.

Os congressistas podem esperar atualização de conceitos, discussões multidisciplinares, aulas com experts na área e muito mais!

Acreditamos ser importante destacar a aula da Dra. Priyanka Jha, da Stanford University, que vai discorrer sobre a última atualização do O-RADS US, e também da Dra. Andrea G. Rockall, que abordará o tema O-RADS na RM. Dra. Luciana Chamié apresentará o resultado do Consenso em Endometriose da Society of Radiologists in Ultrasound, da qual fez parte e que está sendo publicado na revista Radiology ainda neste semestre; ele que visa aumentar a conscientização e procura pela endometriose em um exame transvaginal de rotina, mudando o atual algoritmo do exame. Também é importante destacar que teremos a presença de cirurgiões e patologistas nos dois dias do programa de imagem da mulher com discussões que enriquecerão o aprendizado dos temas propostos.  

A RSNA contribui para esse conteúdo através da apresentação e discussão de um artigo muito relevante no diagnóstico da endometriose, controle pós-operatório. Certamente, a presença da editora Dra. Cookie Menias será um diferencial muito importante para enriquecer a moderação e discussão neste módulo.”

 

 

Musculoesquelético

“A JPR é  um dos maiores congressos de radiologia do mundo e tradicionalmente o módulo de Musculoesquelético representa um papel importante na programação do evento, atraindo grande parte da atenção do público que vem em busca de atualização e de conteúdos de excelência. Nossa expectativa é manter o elevado nível científico dos eventos anteriores neste primeiro ano em que coordenamos a área.

Os congressistas podem esperar uma programação científica de alto nível, composta por renomados palestrantes brasileiros e internacionais. As aulas foram especialmente planejadas para incluir todos os hot topics da subespecialidade, sem deixar de fora conteúdos fundamentais que merecem revisão e atualização constante.

Destacamos convidados internacionais de renome, como a Dra. Donna G. Blankenbaker, radiologista na University of Wisconsin, além do Dr. Marcelo Bordalo, um expoente radiologista brasileiro, que já desempenhou papéis de destaque na SPR e na radiologia brasileira e que atualmente trabalha nos Emirados Árabes Unidos, com ênfase na medicina esportiva.

A parceria com a RSNA engrandece o módulo, através do intercâmbio de experiências e de profissionais de renome, cuidadosamente selecionados e indicados por eles. Os congressistas terão a oportunidade de assistir a aulas de elevada qualidade, semelhantes às que existem no congresso anual que ocorre em Chicago.”

 

 

 

Neurorradiologia

“A nossa expectativa é de um evento de altíssimo nível científico trazendo as principais inovações do campo da neurorradiologia.

Os congressistas podem esperar um conteúdo abrangente e com muita interação clínico-radiológica.

Além dos palestrantes mais conhecidos do Brasil, teremos a presença da coordenadora do módulo pela RSNA, a Dra. Achala Vagal; do ilustre convidado da RSNA, o Dr. Rajan Jain; além de importantes lideranças europeias e sul-americanas, como, respectivamente, o Dr. Alexandre Krainik e o Dr. Nicolás Sánchez.  

A RSNA contribui contribui elevando o nível do evento e proporcionando uma interação entre escolas diferentes de radiologia.”