JPR 2024
Foto: Kelly Queiroz

Iniciativa coloca o remo na vida de sobreviventes do câncer de mama

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

As Dras. Maria Helena Siqueira Mendonça e Catherine Yang Trad mostraram no terceiro dia da SPR TV, durante a JPR 2024, o trabalho da ONG Umauma, criada pela educadora física Alessandra Rodrigues Pereira ao se deparar com sua própria mãe vivenciando o diagnóstico de câncer de mama.

A Umauma foi criada como um grupo de uma modalidade específica de remo, chamada Dragon Boat – grupos de sobreviventes do câncer de mama começaram a competir na modalidade após o médico canadense Don Mackenzie publicar seu estudo em 1996 mostrando que era possível para as mulheres realizarem atividades físicas após terem sido operadas. O médico obteve resultados ótimos para o corpo e a mente, inclusive redução de linfedema. Assim começou o primeiro movimento no Canadá chamado de Abreast In A Boat.

No Brasil, o Dragon Boat possui 21 equipes espalhadas pelas cinco regiões. E este se tornou o esporte oficial do câncer de mama.

O Instituto Umauma (que significa “mama” em um dialeto havaiano) possui uma equipe de 28 mulheres, e seu trabalho vai além de reabilitação e o encontro de pessoas que se superam, compartilham experiências e se beneficiam juntas.

Confira a entrevista com a Umauma na SPR TV: