JPR 2024
Interpretação de Casos Raros
Fotos: ASA 400 studio

Interpretação de Casos Raros encerra segundo dia da JPR 2024

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Dr. Regis Otaviano França Bezerra

Fechando o segundo dia da 54ª Jornada Paulista de Radiologia, a Sessão Plenária de Interpretação de Casos, coordenada pelos Drs. Regis Otaviano França Bezerra (pela SPR) e Jorge Andres Soto (pela RSNA), trouxe discussões significativas para a área. Com antecedência, quatro casos raros e complexos são apresentados aos profissionais, que os estudam e apresentam seu raciocínio para argumentar a escolha de determinado diagnóstico.

No início, o coordenador foi o responsável por fazer uma breve apresentação dos participantes, com currículo, fotos pessoais e curiosidades. Os médicos foram: Drs. Margarita Revzin, com caso de abdome; Pablo Rydz Pinheiro Santana, com caso de tórax; Kambiz Motamedi, com caso de musculoesquelético; e Augusto Lio da Mota Gonçalves Filho, com caso de neurorradiologia.

A partir dos exames de imagens realizados e de todas as características dos pacientes, alguns possíveis diagnósticos foram supostos. Entretanto, a partir de uma análise mais aprofundada, os próprios profissionais já refutavam hipóteses com comparativos e artigos científicos.

Os médicos e seus respectivos casos foram:

  • Margarita Revzin – Carcinoma urotelial se apresentando como pielonefrite com abscesso
  • Pablo Rydz Pinheiro Santana – Pneumonite imunomediada
  • Kambiz Motamedi – Sarcoma de Partes Moles Alveolar (SPMA)
  • Augusto Lio da Mota Gonçalves Filho – “Síndrome de Foix-Alajouanine”

Todos acertaram o diagnóstico final! Parabéns!

 

Confira o depoimento dos debatedores e do coordenador Dr. Regis França: