Uma sessão especial com os editores da RadioGraphics, realizada na quinta-feira (2), na Vila Inovação, conferiu ao público presente oportunidades de conhecer mais sobre as possibilidades para se publicar artigos brasileiros na revista líder do setor, publicada pela RSNA. A reunião contou com a presença especial dos Drs. Antonio Luna Alcal, da Espanha, e Christine Menias, dos Estados Unidos, além da Dra. Patrícia Balthazar, brasileira que atua naquele país, e do Dr. Luiz Celso Hygino da Cruz Jr.
A participação dos estrangeiros reforça ainda mais a iniciativa e ensejo da SPR em auxiliar os autores brasileiros a enviarem mais e melhores trabalhos para o Congresso da RSNA, em Chicago (EUA). A SPR também busca auxiliar os autores a publicarem seus trabalhos na revista estadunidense.
De acordo com Dr. Celso Hygino, os trabalhos brasileiros têm aceitação alta no maior congresso do mundo, o do RSNA, com mais de 20% de obras publicadas. Mas quando são convidados a publicarem na RadioGraphics, o índice cai para abaixo de 10%, em torno de 6%.
“Existe um gap muito grande. Isso ocorre não pela qualidade em si dos trabalhos, mas pelas dificuldades. Por isso, a RadioGrapics tem um braço do jornal da RSNA que tenta fazer essa ponte.”
A participação dos brasileiros na publicação dos EUA vai além da publicação de artigos, conforme diz o Dr. Hygino. Há oportunidades para serem mentores, revisores, além de participar de painéis que escolhem os artigos que serão publicados, além de outras posições.
Vale destacar que a RadioGraphics é a principal revista educacional da RSNA e líder do setor de radiologia. Também tem apresentado um crescimento exponencial em seu fator de impacto nos últimos anos. Durante a JPR 2024 acontecem diversas atividades com a participação especial de especialistas ligados ao periódico.
Dra. Patrícia Balthazar arevela ainda que, atualmente, apenas um brasileiro faz parte do grupo de trainees da revista em um grupo de 31 pessoas: “Vemos muitos brasileiros no congresso da RSNA, mas gostaria de ver eles publicarem também. Seria interessante ver os estudantes publicarem, terem essa experiência”.
Ao final da conversa, a Dra. Christine Menias fez um apelo à plateia presente: “Incentivem seus residentes, estagiários e bolsistas a continuarem com a RadioGraphics e RSNA. Como educadores, vocês já fizeram isso um dia”, finalizou.
Confira depoimento do Dr. Celso Hygino sobre o tema: