Ontem, 2 de maio, no primeiro dia da JPR 2024, o módulo de Educação e Introdução à Pesquisa foi um dos que recebeu uma sessão especial em parceria com a RadioGraphics, a revista científica da RSNA. Moderada pelo Dr. Celso Hygino, as apresentações foram realizadas pelos Dr. Antonio Luna, Patrícia Balthazar, Christine Menias e pelo próprio moderador.
A primeira aula foi conduzida pelo Dr. Antonio Luna, sobre os principais objetivos de ter um Conselho Editorial Internacional.
A segunda aula foi do Dr. Celso Hygino, sobre os primeiros passos e metas a partir da parceria com sociedades de radiologia. Com uma abordagem reflexiva, ele explorou questões cruciais sobre a colaboração internacional na produção científica para impulsionar o reconhecimento e a participação dos profissionais brasileiros.
Uma das principais mensagens da palestra foi o notável aumento no número de trabalhos científicos brasileiros em comparação com a quantidade dos americanos. Com orgulho, Dr. Hygino compartilhou que os brasileiros representam 35% das contribuições, equivalente a um trabalho a cada 25 produzidos. No entanto, ele provocou uma reflexão importante: o que falta para que o número de aprovações aumente além dos 7%? A resposta, ele apontou, está na cooperação e apoio das sociedades locais, que desempenham um papel crucial na promoção e desenvolvimento da pesquisa radiológica.
Ele também enfatizou a transformação do periódico científico em uma plataforma de conhecimento, ultrapassando os limites de uma simples revista. Ele ressaltou a importância de manter a liderança educacional dessa plataforma, porém, para isso acontecer e se manter, requer a compreensão e participação de todos os envolvidos em cada etapa do processo.
Dr. Hygino salientou a necessidade de uma abordagem contínua e consistente, contrapondo a ideia de comparecer apenas uma vez por ano para entender como os trabalhos podem ser aprovados: “O sucesso na publicação científica requer um esforço constante e colaborativo”.
Os projetos do RadioGraphics Team
A terceira aula do módulo foi conduzida pela Dra. Patrícia Balthazar em uma apresentação sobre o RadioGraphics Team, editores da revista. Ela destacou todas as produções que o envolvem e estratégias fundamentais para o fortalecer, além de mostrar a diversidade do corpo editorial, composto principalmente por estudantes, residentes e fellows.
Um dos pontos destacados foi a competitividade do processo seletivo – que, inclusive, está aberto e será encerrado em 5 de maio. A Dra. Patricia também enfatizou a importância do time em posicionar a RadioGraphics como o principal recurso educacional em radiologia, a começar pela seleção e classificação de artigos publicados desde 2013.
Uma iniciativa particularmente bem-sucedida mencionada durante a aula foi o “Cases from the Cooky Jar“, em que casos selecionados pela editora-chefe Christine (Cooky) Menias são publicados no X (antigo Twitter) para que os profissionais desvendem o diagnóstico até o dia seguinte.
O sucesso do perfil foi tanto que agora também está disponível em espanhol. As ilustrações para esses casos são feitas por integrantes do próprio time. Além disso, foi anunciado o lançamento dos “Casos do Pote de Cooky”, ou seja, o projeto em português, com o primeiro caso já publicado.
Incentivando a ingressão de novos membros, Dra. Patricia também ressaltou que o acesso ao RSNA é gratuito para trainees, proporcionando acesso à RadioGraphics e seus recursos educacionais.
Em seguida, Dra. Cooky Menias discutiu o objetivo de expandir a presença da RadioGraphics como uma fonte primária de educação, além de enfatizar os quatro pilares de formação, sendo eles força, crescimento, diversidade e inovação.
Com uma história impressionante de 43 anos de publicação, a revista tem buscado constantemente formas de se envolver com o público, e a editora-chefe mostrou como os profissionais podem participar. Além disso, ela reforçou a confiabilidade do período, já que cerca de 100% do conteúdo é da própria RSNA.
Sobre o envio de trabalhos para publicação, ela ressalta que o que realmente importa são os casos e as imagens que acompanham, pois esse é o universo da radiologia. Ela aproveitou para mostrar quais são os trending topics, que incluem Inteligência Artificial, terapias menos invasivas para tumores, entre outros.
Para finalizar, destacou o número significativo de autores brasileiros, totalizando 543. Isso demonstra o impacto e a participação ativa da comunidade radiológica brasileira na produção de conteúdo científico, ainda mais em inglês.
Dr. Lorenzo Feldman Maestri, R3 de Radiologia em Porto Alegre, acompanhou todas as aulas e se mostrou um grande fã da RadioGraphics, compartilhando os achados com os colegas e os incentivando a consultarem a revista como um método de ensino: “Acho que é uma das revistas com o maior impacto no meio. Depois de ouvir todas as apresentações, acho que fiquei mais fã ainda. O objetivo deles é se tornar uma referência global em ensino e acho que faz parte disso também de ser aberto com quem está lendo, com quem é seu público”.