JPR 2025

7ª Jornada Intervencionista teve quebra de paradigmas

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Daiane Crema

Fotos ASA 400 Studio

 

Em sua 7ª edição, a Jornada de Radiologia Intervencionista contou com a participação de profissionais renomados do Brasil, Argentina, França e Estados Unidos. Na JPR 2025, o programa foi coordenado pelos Drs. Antonio Rahal Junior, Denis Szejnfeld, Guilherme Cayres Mariotti, Guilherme Lopes Pinheiro Martins e Thiago José Penachim, que também palestraram e contribuíram significativamente para o aprendizado dos participantes. 

A Jornada de Radiologia Intervencionista já é considerada um evento essencial para profissionais da área. A cada ano, o número de participantes nacionais e internacionais cresce ainda mais. Esse sucesso se deve à curadoria, sempre focada em novas tecnologias e procedimentos, além de casos clínicos que desafiam a prática atual. “Misturamos temas mais complexos e mais básicos para que o radiologista e generalista que atua em cidades do interior, onde o acesso à informação pode ser mais limitado, possa ver como são realizados os procedimentos em diversos serviços”, explica o Dr. Guilherme Cayres Mariotti.

 

 

Entre os temas mais atuais apresentados na 7ª Jornada, destacou-se a sessão “Próstata Transperineal: o novo padrão ouro?”, na qual o Dr. Denis Szejnfeld abordou novos métodos de ablação transperineal. “Publicamos um trabalho muito importante este ano em uma das principais revistas da radiologia intervencionista, sobre o uso da ablação transperineal para tratar pacientes com hiperplasia prostática benigna. Trouxemos essa novidade para a Jornada, para trocar experiências com os colegas, durante este intercâmbio que é a JPR, um dos maiores congressos de radiologia do mundo”, afirma. 

Dr. Jacob Szejnfeld participou da sessão de “Próstata Transperineal” e avaliou o tema como um grande divisor de águas na radiologia. “Trata-se de um tema que representa uma ruptura no conhecimento. Estamos vendo um divisor de águas entre as biópsias prostáticas, transperineais e transretais. Como sempre, na JPR são apresentados temas enriquecedores”, ressalta.

 

 

Congressistas cada vez mais interessados na Intervenção

Dr. Maurício Amoedo, da Universidade de Iowa (Estados Unidos), que palestrou em diversas sessões da Jornada, avalia que essa é uma especialidade em grande expansão dentro da radiologia, impulsionada também pela JPR, que traz o tema à tona. “É surpreendente como, a cada ano, os coordenadores conseguem formar blocos de aulas cada vez melhores. Eu moderei a primeira sessão e me surpreendi com a quantidade de participantes e a interação dos alunos.” 

O congressista Dr. Ian Dantas, que participou da sessão “Dicas Intervencionistas para o Radiologista Generalista”, moderada pelos Drs. Hugo Alexandre Sócrates de Castro e Maurício Amoedo, considerou o módulo como uma grande oportunidade para se manter atualizado na radiologia intervencionista. “Como sempre, recebemos informações muito relevantes para nossa prática clínica. A aula trouxe conceitos novos e reforçou a prática que já temos dentro do hospital. Além disso, foi uma excelente oportunidade para conhecermos profissionais que são referência na área.” 

 

 

Para o Dr. Alexandre Morgado, as sessões da Jornada Intervencionista contribuem não apenas com atualizações na área, mas também com inovação e conhecimento aplicado. “São temas básicos, mas sempre podemos inovar e trazer novos conhecimentos para nossa prática do dia a dia. Além disso, as discussões após as aulas são muito enriquecedoras e contribuem significativamente para o aprendizado”, afirma. 

A cada ano, a Jornada de Radiologia Intervencionista supera o número de participantes, tanto com profissionais renomados na área, quanto com jovens alunos que ainda estão no início da carreira. A sessão “Tireoide: Estado da Arte”, por exemplo, teve um recorde de público, de acordo com o Dr. Antonio Rahal Junior. “Eu prevejo um futuro de grande crescimento para a Jornada Intervencionista, principalmente com essa nova diretoria da SPR, da qual tenho a honra de fazer parte, sob a presidência do Dr. Douglas Racy. Vamos nos esforçar para oferecer ainda mais inovação, tecnologia, crescimento e excelência nos conteúdos e nas parcerias nos próximos congressos”, finaliza.