JPR 2025
SERAM

“A experiência da SPR contribuirá para aprimorarmos a SERAM”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.

Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!

Dentre os mais de 70 professores estrangeiros confirmados, está o Dr. José Albillos*, da Espanha, que é Presidente da Sociedade Espanhola de Radiologia Médica (SERAM) e vai conduzir uma aula no 4º Encontro Latino-Americano de IA em Saúde:

  • 03/05 às 11h10 – Reorganização do Serviço de Radiologia na Época da IA

Confira sua entrevista!

 

Como presidente da SERAM, como você avalia a colaboração entre a SERAM e a SPR? Quais são os benefícios de parcerias como essa?

A colaboração entre sociedades é extremamente positiva. É essencial olhar para o exterior e ver o que está sendo feito no campo da radiologia em outros países, tanto de uma perspectiva puramente científica quanto de gestão. As realidades e necessidades de ambas as sociedades têm muitos pontos em comum, e compartilhar experiências e conhecimento é essencial para o progresso mútuo.

Estou convencido de que o histórico, a experiência e a expertise da SPR ajudarão a SERAM a melhorar como sociedade científica. Espero também que nossa colaboração possa fornecer conhecimento aos nossos colegas brasileiros. A SPR é uma sociedade poderosa e líder na região, e ficaríamos felizes em vê-la continuar assim.

Quais são suas expectativas para a JPR 2025?

Este será meu primeiro contato com a SPR e espero, antes de tudo, vivenciar de perto e pessoalmente o status e as conquistas da radiologia brasileira.

Em segundo lugar, será um momento de encontro e fortalecimento de laços com os radiologistas membros da SPR e, em geral, com os participantes do congresso.

Finalmente, é uma oportunidade de vivenciar pessoalmente um evento dessa magnitude. Acho que é uma oportunidade de ouro e tentarei aproveitá-la ao máximo.

O que os participantes podem esperar da sua conferência, “Reorganizando os serviços de radiologia na era da IA”?

A IA agora está totalmente estabelecida em todos os aspectos do processo radiológico. Desde a seleção do teste radiológico mais adequado para cada paciente até o fornecimento de informações, incluindo aquisição e pós-processamento de imagens.

O desafio agora é adaptar os serviços de radiologia a essas mudanças, modificando processos e otimizando as missões de todos os profissionais, especialmente os radiologistas. A mudança fundamental estará na maior orientação dos serviços para a multidisciplinaridade e a radiologia clínica.

 

Que conselhos você daria aos jovens profissionais interessados ​​em radiologia hoje? Como eles podem desenvolver uma carreira de sucesso?

A radiologia está no seu melhor. Longe das previsões de que a radiologia poderá desaparecer nos próximos anos, as oportunidades que se abrem para novos profissionais são imensas.

A tecnologia está avançando a passos largos e, com o treinamento certo, veremos mudanças significativas no diagnóstico e na terapia guiados por imagem, permitindo-nos ver o corpo humano como nunca antes. Imagens mais precisas, personalizadas e seguras nos permitirão avançar na triagem, diagnóstico, monitoramento e terapia de doenças. Os campos de nossa especialidade estão em constante expansão e atenderão às expectativas de novos profissionais que se aproximam de nossa área.

Adicione qualquer informação que considere necessária.

Estou muito honrado em participar da JPR 2025 e tenho certeza de que ela atenderá às minhas expectativas. Nos vemos em São Paulo!

 

*Graduado em Medicina pela Universidade de Valladolid e Especialista em Radiodiagnóstico no Hospital Universitário 12 de Octubre, em Madri. Especialização profissional em radiologia pediátrica, abdominal e intervencionismo não vascular. Dedicação especial aos Sistemas de Informação Radiológicos desde 1997 até o presente. Chefe de Serviço do Hospital Universitário 12 de Octubre. Presidente da SERAM.