A 55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.
Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!
Dentre os cursos e atividades oferecidos na JPR 2025, está o novo Curso Post-Mortem, que será realizado na manhã do dia 1º de maio. Confira as informações do coordenador, Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva.
O uso Post-Mortem de imagens teve início especialmente para a avaliação de casos forense (de morte violenta). Mas, ao longo dos anos, seu uso se expandiu em diferentes frentes, incluindo para apoiar o diagnóstico e a definição de óbitos por causas naturais (complementando ou eventualmente substituindo a autópsia convencional), para guiar procedimentos de autópsia minimamente invasiva e até para avaliação que doenças vasculares utilizando-se angiotomografia post-mortem.
Neste contexto, a ideia deste curso surgiu como uma oportunidade para apresentar aos colegas radiologistas os potenciais e as particularidades do uso de exames de imagem post-mortem para a melhor compreensão dos diagnósticos e das causas de óbito de forma mais rápida e menos invasiva, uma perspectiva que vem ganhando força e que deve representar uma área adicional de atual do radiologista.
Neste curso, será apresentado o estado da arte no uso de imagem post-mortem, tanto para causas naturais como forense. Os participantes poderão conhecer as técnicas e estratégias mais utilizadas neste contexto, além de compreender as diferenças relevantes da interpretação radiológica dos exames post-mortem em relação aos exames clínicos de rotina nos pacientes vivos.
O curso contará com cinco palestrantes internacionais, com destaque para a Profa. Silke Grabher, da Suíça, pioneira e desenvolvedora da técnica de angiotomografia post-mortem e que apresentará o estado da arte do uso destas ferramentas.
Participe do nosso curso inovador sobre o uso de métodos de imagem post-mortem na JPR. Este curso explorará as aplicações de ponta da imagem post-mortem. Com a presença de cinco especialistas internacionais familiarizados com seu uso, esta é uma oportunidade única para aprofundar seu conhecimento nessa área adicional de atuação, e vislumbrar o potencial do uso de ferramentas radiológicas para o diagnóstico e compreensão das causas de morte! Inscreva-se!