Por Katia Nakamura
Fotos ASA 400 Studio
No terceiro dia da JPR 2025, o curso hands-on do módulo de endometriose se destacou, oferecendo uma abordagem aprofundada e prática sobre o diagnóstico por imagem da doença em duas turmas – uma pela manhã e outra à tarde.
Sob a coordenação dos Drs. Ayrton Roberto Pastore, Leandro Accardo de Mattos e Patrícia Prando Cardia, as aulas foram divididas em dois momentos: hands-on e estudo de casos.
Na parte prática, os participantes tiveram a oportunidade de explorar os exames diretamente em seus computadores individuais, sob a orientação dos professores, os Drs. Patrícia Prando Cardia, Leandro Accardo de Mattos, Lívia de Oliveira Antunes, Glaucy Lane Neme e Ana Paula Carvalhal Moura.
Durante o estudo de casos, os professores Leandro Accardo de Mattos, Lívia de Oliveira Antunes e Glaucy Lane Neme conduziram discussões interativas, permitindo que os alunos analisassem exames e aprofundar seus conhecimentos sobre ultrassonografia e ressonância magnética para endometriose.
“A gente desenhou um curso abrangente, englobando tanto a parte de ultrassom quanto a de ressonância. Além da experiência dos professores, trazemos a necessidade de compreensão do cirurgião. Por isso, acredito que esse curso seja algo inovador”, afirma o coordenador Dr. Leandro Accardo.
Base teórica do curso “Imagem da mulher: ginecologia” enriqueceu aprendizado sobre endometriose
Embora o módulo hands-on tenha acontecido no sábado, a temática também foi explorada na sexta-feira (02/05) em aulas teóricas dentro do curso “Imagem da Mulher: Ginecologia”. Os módulos abordaram questões essenciais como:
- Endometriose: uma visão além dos compartimentos pélvicos
- Sessão especial em parceria com a radioGraphics sobre “endometriose na pós-menopausa”
- Hot Topics em endometriose
- Endometriose diafragmática e torácica
A programação ofereceu aos participantes um panorama atualizado e ferramentas práticas para aprimorar o diagnóstico e tratamento da endometriose.