JPR 2025

Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca estreia na JPR

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Karoline Teixeira

Fotos ASA 400 Studio

 

Dentre os 40 cursos simultâneos das subespecialidades da Radiologia, esteve a 18ª edição do Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca (ENRC 2025), realizada pela primeira vez na JPR, em 2 e 3 de maio, com especialistas renomados discutindo os avanços mais recentes da Imagem Cardíaca.

Com a coordenação dos Drs. Andrei Skromov, Gabriela Liberato, Henrique Trad, Luciana de Pádua Silva Baptista, Marcelo Nacif, Maurício Fregonesi Barbosa e Walther Yoshiharu Ishikawa, o ENRC 2025 apresentou módulos repletos de conhecimentos, sendo o último de apresentação de casos.

As atualizações da ressonância magnética cardíaca foi o tema que deu início ao encontro, moderado pelos Drs. Henrique Simão Trad e Thamara Carvalho Morais. Para abrir este módulo, Dr. Afonso Akio Shiozaki compartilhou seus protocolos de RM cardíaca, contou aos participantes como ele os utiliza em seu dia a dia e deixou uma mensagem do filósofo Immanuel Kant para todos levarem para casa: “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha”. 

Na segunda aula, foi a vez da Dra. Laura C. Dragonetti, da Argentina, que compartilhou como faz um protocolo rápido de estudo de ressonância cardíaca e deixou algumas dicas finais, como não fazer todas as sequências, usar imagens rápidas e diminuir a resolução. Para fechar o módulo, Dr. Marcelo Souto Nacif falou em como ampliar o uso da RM cardíaca com estresse.

De cardiopatias congênitas a atualizações de AngioTC Coronárias

O segundo módulo do ENRC foi sobre cardiopatias congênitas, moderado pelas Dras. Gabriela Liberato de Sousa e Maria Eduarda Menezes de Siqueira. TGA e TcGA em Adultos foi o tema da primeira aula, ministrada pela Dra. Valéria de Melo Moreira, enquanto a Dra. Cintia Acosta Melo compartilhou sobre a anomalia de Ebstein. Já para falar sobre univentriculares e fontan, Dra. Adriana Macintyre Innocenzi trouxe alguns casos e, para fechar o módulo, o encontro contou com o especialista Dr. Tim Leiner, dos Estados Unidos, para falar de RM cardíaca fetal.

Dr. Tim Leiner também esteve no módulo seguinte, que abordou as atualizações de angioTC coronárias, moderado pelos Drs. Maurício Fregonesi Barbosa e Alfredo Augusto Eyer Rodrigues. Em sua aula, ele falou sobre angiotomografia de coronárias e FFR-TC com CAD-RADS, enquanto a Dra. Thais Pinheiro Lima trouxe o tema “Por que e como quantificar placa coronariana?” em sua palestra. 

A seguir, confira algumas palavras do Dr. Tim Leiner, que foi pioneiro e desenvolveu diversas novas tecnologias de imagem que melhoram a visualização de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, sobre sua importante participação neste grande encontro de Radiologia Cardíaca:

Para finalizar o primeiro dia de aprendizado, foi realizado o módulo “Estado da Arte’, moderado pelos Drs. Marcelo Souto Nacif e Tiago Augusto Magalhães, trazendo pesquisa e publicações de destaque em imagem cardiovascular. Dra. Isabela Bispo Santos da Silva Costa compartilhou as principais publicações recentes nacionais, enquanto o Dr. Otávio Rizzi Coelho Filho apresentou as internacionais.

“Hoje pudemos ver publicações nacionais de altíssima qualidade que, sem dúvidas, precisamos cada vez mais mostrar em eventos como este. Afinal, se a gente não valorizar o que é nosso, quem vai valorizar?”, comentou Dr. Marcelo. 

 

Segundo dia passa pela imagem cardíaca, IA e apresentação de casos

O segundo dia de Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca começou com o tema “Imagem Cardíaca – Multimodalidade”, moderado pelos Drs. Roberto Sasdelli Neto e Flávia Pegado Junqueira. Dr. Roberto Vitor Almeida Torres foi quem iniciou, falando do papel da RMC no diagnóstico diferencial do espessamento miocárdico. Em seguida, Dr. Eduardo Kaiser Ururahy Nunes Fonseca explicou sobre o diagnóstico diferencial das massas cardíacas, e a Dra. Serena Dell’Aversana sobre o papel diagnóstico da RM cardíaca no paciente com arritmia.

Vascular foi o tema do módulo seguinte, que teve moderação dos Drs. Tiago Senra Garcia dos Santos e Juliana Serafim da Silveira. Os temas abordados foram: lesões ulceriformes, pelo Dr. Walther Yoshiharu Ishikawa, e imagem da doença arterial periférica não aterosclerótica, pelo Dr. Tim Leiner. 

A inteligência artificial, tema cada vez mais presente e transformador na radiologia cardíaca, também não ficou de fora do ENRC 2025. Dr. Tim Leiner compartilhou uma visão abrangente sobre a IA em imagem cardiotorácica, enquanto Dr. Ibraim Masciarelli Francisco Pinto destacou seu impacto direto na prática clínica. Complementando a programação, Dr. Antonildes Nascimento Assunção Junior apresentou a experiência nacional, demonstrando como a IA já está sendo aplicada de forma concreta no Brasil. 

Participantes, as Dras. Priscila e Mariana destacaram os aprendizados que tiveram durante o encontro, com aulas muito atuais e importantes para a prática clínica, especialmente no módulo de IA – veja a seguir:

Para finalizar, foi realizada a tradicional apresentação de casos, moderada pelos Drs. Luciana de Pádua Silva Baptista e Andrei Skromov de Albuquerque, com os seguintes serviços:

  • Caso 1: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Dr. Gustavo Cabrera Melges 
  • Caso 2: Hospital Israelita Albert Einstein – Dra. Bruna Melo Coelho Loureiro
  • Caso 3: InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP – Dr. Kevin Rafael de Paula Morales 
  • Caso 4: Hospital Sírio Libanês – Dr. Roberto Vitor Almeida Torres
  • Caso 5: Bauru – Dr. Alexandre Volney Villa 
  • Caso 6: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás – Dr. José Vitor Rassi Garcia
  • Caso 7: HCor – Dra. Camila Gomes Silveira
  • Caso 8: CDB Medicina Diagnóstica – Dr. Lucas de Pádua Gomes de Farias
  • Caso 9: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – Dra. Juliana Brenande de Oliveira Brito 
  • Caso 10: HAOC Fleury – Dr. Igor Rother Cesar de Oliveira 

Confira depoimentos de alguns moderadores e coordenadores, que destacaram alguns pontos ao decorrer da 18ª edição do Encontro Nacional de Radiologia Cardíaca (ENRC 2025):