JPR 2025

Escape Room: desafio em alto mar conquistou 35 equipes

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Daiane Crema

Fotos ASA 400 Studio

 

Em sua terceira edição, o Escape Room da JPR mais uma vez foi um grande sucesso entre os congressistas, contando com a participação de 35 equipes. Com a temática “Achado Crítico em Alto Mar”, os passageiros — grupos compostos por cinco ou seis participantes — tinham o desafio de desvendar o mistério e escapar da embarcação em menos de 30 minutos. A atividade foi coordenada pela Diretora de Relacionamento de Membros da SPR, Dra. Ana Paula Alves Fonseca, e pela Dra. Priscila Salvadori.

 

A dinâmica do escape

Dividida em duas etapas, a experiência trouxe elementos da cultura e gastronomia do Brasil e da Argentina, além, é claro, da radiologia. Segundo a Dra. Ana Paula, a atividade foi planejada para permitir que todos os congressistas participassem, independentemente do nível de conhecimento em radiologia. Porém, para desvendar o achado crítico, era obrigatório que cada equipe tivesse pelo menos um médico radiologista. “Nos três anos de evento, o primeiro teve um grau de dificuldade mais tranquilo, o segundo foi mais desafiador e, desta vez, encontramos um nível intermediário. As principais dicas são mais lúdicas e voltadas ao conhecimento criativo, em vez de exclusivamente radiológicas”. 

Os integrantes da equipe Inimigos do CKPT, vindos da Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais, concordam com a Dra. Ana Paulo sobre o grau de dificuldade. “Achamos super legal! Foi uma dinâmica que envolveu não apenas radiologia, mas também a interação entre Brasil e Argentina e a aplicação de diferentes conhecimentos. A parte de radiologia foi a mais fácil. O mais difícil foi entender o que procurar, especialmente no início, até compreendermos como o jogo funcionava”. 

A equipe HU USC, de Santa Catarina, composta exclusivamente por mulheres, também adorou a experiência: “Consideramos o grau de dificuldade médio. Identificamos casos semelhantes aos da nossa rotina e foi muito divertido correlacionar esse conhecimento com os demais participantes”.

Ganhadores prometem participar na próxima edição

A Equipe Hiperintensos, que concluiu a atividade em apenas 9 minutos e conquistou o prêmio no segundo dia, aprovou a dinâmica e já começou a se preparar para o próximo ano. “Foi uma experiência incrível, muito dinâmica e exigiu um raciocínio lógico ágil. Todos deveriam participar! No próximo ano estaremos aqui, com certeza”. 

Os Inimigos do HC, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, venceram no terceiro e último dia da competição, concluindo o desafio em 9 minutos e 59 segundos. “Foi muito divertido unir radiologia e Escape Room!”. Já a equipe MossanBrasil se destacou com o melhor tempo, e finalizou a dinâmica em 7 minutos e 41 segundos, logo no primeiro dia. 

Para aqueles que não conseguiram participar do Escape Room na JPR 2025, fica o convite para a próxima edição. Dra. Ana Paula acredita que a atividade está se tornando tradição entre os congressistas e que continuará sendo um sucesso.”Os participantes têm recebido a dinâmica cada vez melhor. Muitos voltaram para jogar novamente nesta edição, e vejo que ela está se tornando parte da tradição da JPR”, conclui.