A 55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.
Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!
Dentre os cursos e atividades oferecidos na JPR 2025, está o módulo de Quantificação de Imagens: Novas Perspectivas Tecnológicas, que será realizado no dia 3 de maio. Confira as informações dos coordenadores Carolina de Medeiros Rimkus, Ellison Fernando Cardoso e Renato Dimenstein.
O curso de Quantificação de Imagens de 2025 apresenta temas na fronteira entre a pesquisa de imagem e a rotina do radiologista, apresentando técnicas de imagem prontas para translacionar para a medicina individualizada. Focado nas áreas de neuroimagem e imagem musculoesquelética, o curso pretende demonstrar a teoria por trás de cada técnica e suas principais indicações. A inteligência artificial, ciência de dados e desafios na curação e formação de banco de dados não poderiam ficar de fora, demonstrando o papel fundamental do radiologista e da equipe multidisciplinar nesses novos avanços tecnológicos.
O grupo de palestrantes do curso é composto pelos maiores pesquisadores e líderes da área de imagens quantitativas e ciência de dados no Brasil e exterior. Teremos a participação da Prof. Andreia Vasconcellos Farias, neurorradiologista, física e professora do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina John’s Hopkins, nos Estados Unidos, centro desenvolvedor de reconhecidos atlases de segmentação encefálica. Ela compartilhará conosco os desafios para a formação de um dos maiores banco de dados de imagens de isquemia encefálica e o desenvolvimento de tecnologias com big data.
No bloco de musculoesquelético, serão discutidas aplicações de inteligência artificial e imagem quantitativa na subespecialidade, com foco na avaliação metabólica e lesão muscular microestrutural, abrindo portas para aplicações em medicina esportiva, doenças neuromusculares e doença arterial periférica.
O curso de Imagem Quantitativa fará uma abordagem multidisciplinar muito rica para radiologistas, físicos, biomédicos e para o público interessado nos últimos avanços da imagem quantitativa e análise de dados. É uma oportunidade única de discutir esses tópicos com grandes especialistas e compreender os próximos passos no desenvolvimento de aplicações clínicas de vanguarda.