JPR 2025
RadioGraphics

RadioGraphics na JPR 2025: incentivo para a produção científica brasileira

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

55ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2025) será realizada de 1º a 4 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este ano, a SPR conta com a SAR (Sociedade Argentina de Radiologia) e a FAARDIT (Federação Argentina de Radiologia) em sua organização, e o evento terá como tema “Brasil e Argentina – Celebrando a amizade e a tradição na Radiologia”.

Confira a programação do maior congresso de Diagnóstico por Imagem da América Latina e garanta sua vaga! Membros ativos da SPR não pagam a inscrição e contam com outros benefícios – afilie-se ou renove sua anuidade até 20 de abril para garantir a isenção da taxa no evento!

Em todo o seu programa científico, haverá temas que reforçam a crescente relevância da produção científica brasileira na radiologia internacional: a inclusão do programa RadioGraphics dentro dos módulos de subespecialidades. O modelo inovador, que já vinha sendo adotado em edições anteriores, ganha mais destaque este ano ao proporcionar um espaço dedicado para discussão e apresentação de artigos publicados na revista norte-americana por autores brasileiros.

“O formato dessa sessão especial segue o conceito de Journal Club, no qual um artigo selecionado da RadioGraphics é apresentado por um de seus autores, seguido de um debate com especialistas da área. Normalmente, o apresentador é um radiologista mais jovem, muitas vezes um fellow ou recém-formado, enquanto os debatedores incluem radiologistas mais experientes, frequentemente mentores do estudo”, explica o coordenador da iniciativa, Dr. Celso Hygino.

 

O crescimento da produção científica brasileira

Nos últimos anos, houve um aumento expressivo na quantidade e na qualidade dos trabalhos brasileiros submetidos ao Congresso da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA). Atualmente, o Brasil é o país que mais envia trabalhos internacionais ao RSNA, liderando essa estatística por anos consecutivos. Esse crescimento também tem refletido no número de trabalhos convidados para publicação na RadioGraphics.

“Apesar da alta qualidade dos estudos, a transição de um trabalho apresentado no RSNA para um artigo publicado na revista enfrentava desafios, especialmente devido às barreiras linguísticas e à adaptação ao formato exigido pela revista. Para solucionar esse obstáculo, foi implementado um programa de mentoria, no qual um professor experiente de língua inglesa, baseado nos Estados Unidos, auxilia na estruturação do artigo. Como resultado, todos os trabalhos que aceitaram a mentoria foram publicados com sucesso”, frisa Dr. Hygino.

 

A relevância da RadioGraphics na JPR 2025

A RadioGraphics não apenas tem promovido maior aceitação de trabalhos brasileiros, mas também incentivado a disseminação do conhecimento. “A parceria com a SPR permitiu que esses artigos fossem apresentados na JPR, proporcionando discussões aprofundadas sobre temas relevantes para a prática clínica”, esclarece o coordenador.

Este ano, além dos artigos brasileiros, a JPR também contará com um trabalho argentino, reforçando a integração entre as sociedades de radiologia da América Latina. O artigo, publicado em 2024, será apresentado e debatido por especialistas argentinos e brasileiros dentro do módulo de radiologia abdominal.

 

Impacto e futuro da iniciativa

A estrutura da RadioGraphics dentro da JPR também inclui um espaço educativo sobre o processo de publicação, abordando desde a concepção do estudo até sua aceitação na revista. A proposta visa orientar pesquisadores sobre as melhores práticas para submissão de trabalhos, incentivando novos talentos e fortalecendo a produção acadêmica nacional.

Para o Hygino, o impacto desse programa é imensurável: “Tivemos um salto significativo na produção científica brasileira. Antigamente, publicar um trabalho na RadioGraphics era um sonho distante, e hoje temos um caminho estruturado e pavimentado para que isso aconteça”.

A JPR 2025 se consolida, assim, como um evento essencial para a radiologia brasileira, promovendo conhecimento, inovação e reconhecimento para a ciência nacional no cenário global.