JPR 2025

Sucesso de público, Vila do Ultrassom oferece imersão prática

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Por Karoline Teixeira

Fotos ASA 400 Studio

 

Durante três dias intensos, com grande adesão do público, a Vila do Ultrassom se destacou como um espaço importante para o aprendizado prático. Coordenada pelos Drs. Andrea Cavalanti Gomes, André Paciello Romualdo e Carlos Homsi, a iniciativa reuniu especialistas renomados da radiologia e ultrassonografia para oferecer aulas que vão além da teoria. 

O tema que deu início à Vila do Ultrassom na JPR 2025 foi US Cervical, que contou com a aula do Dr. Thiago Adler Ralho Rodrigues dos Santos sobre sistematização do exame cervical e, em seguida, a demonstração prática de como fazer TIRADS, com o Dr. Pedro Naime Barroso de Araujo.

Doença Metabólica Hepática foi o tema de outra sessão, em que o Dr. Hugo Kenji Matsushima Hirano explicou sobre o protocolo de exame na elastografia hepática, e o Dr. Elias Salum demonstrou a avaliação hepática com modo B e doppler.

Já no módulo de atualização em estudo Doppler e neurossonografia, Dr. André Paciello Romualdo falou das principais manobras das síndromes compressivas arteriais, enquanto a Dra. Wanda Chiyoko Iwakami Caldana fez a demonstração “Neurossonografia de MMSS”. Estudos Doppler também foram abordados, com aula sobre avaliação pré-operatória de FAV do Dr. Peter Célio Françolin e demonstração de doppler arterial de MMSS para entender a sistematização do exame com o Dr. Joseph Elias Benabou.

A seguir, confira o depoimento de alguns palestrantes que fizeram um balanço de suas aulas e da importância da Vila do Ultrassom na JPR: 


A Vila do Ultrassom também contou com uma sessão especial, patrocinada pela Bracco e apoiada pela Samsung, intitulada “Além do convencional: o impacto da ultrassonografia contrastada (CEUS) na avaliação hepática”, com introdução do Dr. Fernando Poralla e demonstração do Dr. Richard Barr, dos Estados Unidos. 

Dr. Richard Barr

Um tema que sempre desperta interesse, a sessão de estudos sonográficos dermatológicos contou com uma participação muito expressiva de participantes, que puderam acompanhar a aula de mapeamento dermatológico corporal, com a Dra. Adriana Paiva Marques Lima Torres, e a prática de mapeamento facial pré tratamento estético, com a Dra. Natália Baracat Grecco de Mello.

Ainda, os congressistas acompanharam temas de atualizações práticas na aula de sistematização do exame para avaliação do lipedema, com a Dra. Vanessa Moreira Lima Finato, e a avaliação sonográfica da parede abdominal, demonstrado pela Dra. Vivian Regina Silva Marques.

 

Vila recebe aulas práticas do Curso de Radiologia de Emergências e do Acervo da Videoteca Digital

Os alunos do Curso de Radiologia de Emergências, após assistirem às aulas teóricas online à distância, tiveram a oportunidade de vivenciar a parte prática na Jornada, em 3 de maio, em um módulo moderado pelo Dr. Alexandre Fligelman Kanas. Os temas das aulas e demonstrações práticas foram:

  • USG de Tórax na Emergência –  Dr. Paulo Esrom Moreira;
  • Protocolo VEXUS – Dr. Humberto Pinto Wanderley Neto;
  • Características Ultrassonográficas das Micobacterias Atípicas no Pronto-Socorro – Dra.Leila Riedel;
  • Lesões Dermatológicas no Pronto-Socorro? É raro, mas acontece muito – Dra. Andrezza Cavalcante Silva Sarli.

Durante os dias de atividades práticas, a Vila do Ultrassom também contou com três módulos de acervo da Videoteca Digital da SPR. Dentre os temas, houve aula sobre o mapeamento fácil de ultrassom de alta resolução, dicas práticas gerais de estudo Doppler, demonstração prática da avaliação com Doppler de artérias carótidas e vertebrais e uma sessão de US de tornozelo e pé.

Os participantes também puderam aprender como otimizar a US pélvica supra púbica feminina e como avaliar a translucência nucal, osso nasal e translucência intracraniana, além de entenderem o valor da US na ruptura do tendão calcâneo. Dividido em duas partes, na programação ainda teve a aula sobre quantificação de fibrose e gordura hepáticas, o conteúdo sobre avaliação de nervos periféricos dos membros superiores com auxílio de IA e a aula “Aprendendo a pensar o US de ombro”.

Mais uma vez um sucesso na JPR, participantes que estiveram na Vila do Ultrassom compartilharam sobre as aulas a que assistiram e as experiências positivas que tiveram – confira: