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Confira a nova resolução para publicidade médica

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Em 12 de setembro, o Conselho Federal de Medicina (CFM) anunciou um conjunto de diretrizes relacionadas à promoção de serviços médicos no Brasil. Durante uma coletiva de imprensa realizada em Belo Horizonte, o CFM apresentou sua mais recente resolução – clique aqui para conferir na íntegra.

Após três anos de estudos e uma consulta pública que recebeu mais de 2.600 sugestões de profissionais e associações médicas em todo o país, o documento foi publicado ontem, 13 de setembro, e as clínicas terão até 11 de março de 2024 para se adequar às novas regulamentações.

Confira o que faz parte da nova regulamentação:

  • Publicações com imagens de “antes e depois”: são permitidas desde que não tenham manipulação na edição das imagens, sejam educativas e que incluam informações sobre as possíveis complicações do procedimento. Além disso, a publicação de tais imagens requer o consentimento prévio do paciente.
  • Selfies com pacientes (celebridades da mídia): profissionais da saúde continuam autorizados a compartilhar fotos com pacientes famosos após procedimentos, bem como vídeos com depoimentos, desde que não prometam resultados específicos ao público.
  • Indicação de produtos medicinais: deve ser feito de maneira educativa e que explique como o produto pode beneficiar a saúde. Porém, a publicidade não deve ser feita com o intuito de vender o produto.
  • Compartilhamento de resultados positivos do trabalho: os profissionais podem republicar postagens de pacientes mostrando os resultados de seus tratamentos. As publicações também podem ser feitas pelo médico, desde que seja obtida a autorização prévia do paciente.

O presidente do CFM, Iran Gallo, enfatizou que essas medidas visam aproximar a medicina da população por meio da transparência, ao mesmo tempo em que atendem aos pedidos de médicos de todo o Brasil.