Em 22 de julho, comemoramos o Dia Mundial do Cérebro. A data foi criada pela World Federation of Neurology (WFN) em 2014. A cada ano, a WFN escolhe um tema para sua campanha mundial, que visa conscientizar as pessoas sobre vários aspectos da saúde cerebral. Neste ano, o tema é Saúde Mental e Prevenção.
Sobre isso, o Dr. Tomás Freddi, neurorradiologista assistente do HCor-São Paulo e membro da SPR, elencou algumas dicas que contribuem para a saúde do nosso cérebro. Confira:
A saúde do cérebro é vital
Esse órgão tem cerca de 10 bilhões de conexões entre neurônios, que nos ajudam a ler, escrever, aprender, pensar, sentir, movimentar…
Muitas doenças podem afetar o cérebro
Como, por exemplo, o acidente vascular cerebral (AVC) e as demências. Mas você pode adotar medidas que diminuem o risco dessas e de outras doenças.
Ao cuidar do seu corpo, você também cuida do seu cérebro
Mantenha adequados os níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol.
Não fume!
O tabagismo afeta o sistema nervoso central, causa danos às artérias cerebrais e compromete o sistema de irrigação sanguínea do cérebro.
Não consuma bebidas alcóolicas em excesso
Seu sistema nervoso agradece.
Pratique atividades físicas regularmente
Se possível, musculação associada a atividade aeróbica. Mas, antes, consulte seu médico.
Hábitos alimentares saudáveis contribuem para a saúde do cérebro
Adote alimentação variada e natural que garanta os nutrientes que seu corpo precisa. Exclua alimentos ultraprocessados.
Treine as capacidades cognitivas do seu cérebro
Estude, leia, adquira novas habilidades e aprendizados. Evite a exposição excessiva a telas de computadores, tablets e celulares.
Cuide do seu sono
O sono é vital para a saúde cerebral, pois promove a recuperação, melhora a memória, previne doenças crônicas e otimiza o seu funcionamento.