Notícias

Dr. Cesar Nomura tem artigo publicado na Radiology e no Estadão

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Dr. Cesar Higa Nomura, presidente do Conselho Consultivo da SPR, teve artigo publicado na Radiology, prestigiada revista científica da Sociedade de Radiologia Norte-Americana (RSNA). O texto é assinado em conjunto com os colegas Kate Hanneman, Jose Arimateia Batista Araujo-Filho, Jenna Jakubisin e Linda Moy.

Intitulado “Climate Change and Sustainability” – clique aqui para ler -, o artigo discute os desafios e perspectivas das mudanças climáticas no Brasil e o que os radiologistas podem fazer para reduzir a chamada pegada de carbono.

 

Repercussão na imprensa nacional

Em parceria com o Dr. Ari Araujo, membro do Programa de Jovens Líderes da Academia Nacional de Medicina (ANM) e membro da SPR, Dr. Cesar repercutiu o tema na coluna Espaço Aberto do jornal O Estado de S. Paulo publicado em 17 de maio – texto disponível para assinantes aqui.

O artigo lembra que “o setor de assistência à saúde é responsável por quase 5% das emissões de gases de efeito estufa no planeta, em sua maior parte oriundos do seu alto consumo energético e da queima de combustíveis fósseis em sua longa cadeia de suprimentos. Se fosse um
país, o setor seria o quinto maior emissor global, à frente de países como Brasil e Japão”.

Os autores convidam instituições e agentes públicos e privados, incluindo fundos e bancos de investimentos, a desenvolver uma agenda comum para buscar soluções, baseada em experiências compartilhadas e mútua cooperação.