Notícias
iriya 2023

Dr. Igor Padilha é selecionado para o programa IRIYA 2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

O Programa IRIYA (RSNA Introduction to Research for International Young Academics) proporciona uma oportunidade única para 16 jovens acadêmicos internacionais se destacarem na área da radiologia. Patrocinado pelo Comitê de Educação Internacional em Radiologia (CIRE), o programa é realizado em conjunto com a Assembleia Científica e Reunião Anual da RSNA, em Chicago, Illinois, e promete enriquecer a experiência desses participantes.

Dr. Igor Padilha, um dos selecionados para o Programa IRIYA 2023, compartilha suas expectativas em relação a essa oportunidade.

Qual é a importância do programa IRIYA 2023 para os profissionais da radiologia?

O programa é uma iniciativa da RSNA que visa fomentar a formação de  jovens radiologistas entusiastas da pesquisa e do meio acadêmico. Esta premiação medeia conexões com centros acadêmicos norte-americanos, servindo como estímulo a futuras colaborações interinstitucionais, além de ser um momento de grande  aprendizado capitaneado por pesquisadores de grande relevância científica internacionalmente nos diversos domínios da radiologia.

Quais são as principais características dele?

Ocorrerá uma imersão, durante o encontro anual da RSNA, através de cursos teóricos e práticos (workshops) discutindo sobre as diversas etapas da pesquisa e da prática acadêmica, com outros premiados do mundo todo. Será uma ótima oportunidade de reforçar relacionamentos científicos e de mentoria com grandes referências internacionais.

Quais são suas expectativas e como você acha que ele contribuirá para o seu desenvolvimento acadêmico?

Estou bem feliz pela premiação e bem entusiasmado com esta oportunidade, uma vez que o interesse pela pesquisa e pelas atividades acadêmicas são de grande interesse para mim. Acho que a possibilidade de partilhar experiências é sempre positiva e acho que será fonte de muitas ideias de potenciais trabalhos futuros.

Como você se preparou para essa oportunidade e quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo seletivo?

O processo seletivo tem critérios bastante objetivos e competitivos na sua avaliação, que incluem tempo de formação, fluência na língua inglesa e demonstração de familiaridade/interesse na pesquisa/meio acadêmico, demonstrados por carta de motivação, CV com publicações, premiações, formações específicas, titulações relacionadas ao meio médico/acadêmico, além de uma carta de referência dos chefes de serviços de residência ou fellowship onde trabalhamos.

Quais são seus planos em longo prazo na área de pesquisa em radiologia e como você acredita que o programa IRIYA irá contribuir?

Meus objetivos são de aprender cada vez mais sobre pesquisa, aproveitar da mentoria como forma de gatilho para ter novas ideias, estabelecer boas conexões e para solidificar meu interesse na carreira acadêmica. Acho que a curiosidade pela pesquisa deve ser sempre estimulada e parcerias como essa só têm a contribuir conosco individualmente e de forma coletiva com todos com quem trabalhamos.