8 de novembro é uma data mais do que especial para a nossa área:
- É o Dia Nacional do Médico Radiologista
- É o 11º Dia Internacional da Radiologia
- E é o Dia dos Técnicos em Radiologia
O Dia Internacional da Radiologia foi baseado na descoberta dos raios X, em 8 de novembro de 1895, pelo físico alemão Dr. Wilhelm Conrad. Ainda naquele ano, em dezembro, ele colocou a mão esquerda da sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação do tubo por 15 minutos – nascia, assim, a primeira radiografia. Tal descoberta foi a responsável por fazê-lo ganhar o Prêmio Nobel de Física, em 1903.
Somente em 2012, a Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), a Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA) e o Colégio Americano de Radiologia (ACR) criaram o Dia Internacional da Radiologia (IDoR na sigla em inglês – anualmente, o portal que leva o mesmo nome promove diversas ações para que sociedades ao redor do mundo possam participam).
Em 2009, o Projeto de Lei nº 6.070 instituiu oficialmente no Brasil a comemoração anual do Dia Nacional do Médico Radiologista para a mesma data, seguindo o mesmo motivo. A proposta foi apresentada pelo então deputado federal Dr. Eleuses Paiva, médico nuclear e ex-presidente da Associação Médica Brasileira.
Em 7 de maio de 2015, a então presidente Dilma Rousseff assinou a Lei 13.118 decretando a data, que passou a ser comemorada anualmente em todo território nacional. Assim, o Brasil homenageia e reconhece os profissionais que desempenham funções essenciais na saúde por meio da realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas, em laudos ou relatórios.
Para homenagear essa especialidade, que é a alma da SPR, e todos os profissionais nela envolvidos, convidamos 3 médicos para compartilhar suas histórias e nos contar por que escolheram a especialidade: